Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​TAP investigada em Espanha por aterragem com combustível abaixo do mínimo

02 dez, 2016 - 15:03

Companhia aérea portuguesa garante que a segurança dos passageiros nunca esteve em causa e que a legislação internacional foi cumprida.

A+ / A-

A TAP está a ser investigada em Espanha por ter pedido prioridade na aterragem em Santiago de Compostela por emergência de combustível, num voo Funchal-Porto. A companhia aérea garante que nunca esteve em causa a segurança da operação.

De acordo com a Comisión de Investigación de Accidentes e Incidentes de Aviación Civil (Comissão de Investigação de Acidentes e Incidentes de Aviação Civil), "uma vez em contacto com aproximação a Santiago [de Compostela] a tripulação declarou 'mayday' por emergência de combustível, uma vez que a estimativa de gestão de combustível indicava que iam aterrar com uma quantidade abaixo dos 989 quilogramas estabelecidos no plano de voo operacional como reserva final".

Em declarações à Renascença, fonte da TAP explica, naquele voo em 10 de Outubro, que não foi possível aterrar no Porto devido às condições meteorológicas.

Vigo, o aeroporto mais próximo, já tinha excedido a capacidade, o que obrigou a tripulação a recorrer à segunda opção: Santiago de Compostela.

Neste esclarecimento à Renascença, a transportadora aérea nacional garante que "foram cumpridos todos os protocolos" e "em momento nenhum esteve em causa a segurança da operação".

A empresa defende a actuação dos pilotos e sublinha que avião tinha mais combustível do que o minimamente exigido pela regulamentação internacional.

A declaração de emergência de combustível foi declarada por imposição legal, porque é obrigatório sempre que qualquer voo preveja aterrar com combustível abaixo de 30 minutos de voo. A TAP esclarece que o avião aterrou com combustível para voar mais 29 minutos.

De acordo com a comissão espanhola que investiga o caso, o Airbus A-319, com matrícula CS-TTD, 75 passageiros e seis tripulantes ,aterrou "sem contratempo" na pista 35 do aeroporto de Santiago, "com 962 quilogramas de combustível".

Contactada pela Lusa, fonte oficial da organismo espanhol disse que a investigação se iniciou no dia da ocorrência, em 10 de Outubro, recusando dar mais informação até à publicação do relatório final.

Segundo o relatório preliminar deste organismo, "a tripulação considerou o aeroporto de Vigo como a primeira alternativa [ao aeroporto do Porto] e ajustou a gestão de combustível em função deste planeamento, vigiando a situação meteorológica deste aeroporto", depois de frustrada a tentativa de aterragem no Porto devido às más condições de visibilidade.

A tripulação do voo da TAP foi então informada de que o aeroporto de Vigo estava completo, sem capacidade de estacionamento, pelo que deveriam seguir para Santiago de Compostela.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fotografo
    03 dez, 2016 Odivelas 14:25
    a matrícula do avião é TTD e há fotos em todo o lado mas aqui a foto é do TNG

Destaques V+