Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estudo

Quase metade do alojamento local funciona clandestinamente

30 nov, 2016 - 03:21 • Ana Carrilho

Associação de Hotelaria de Portugal defende a necessidade de mudanças legislativas.

A+ / A-

O reforço da fiscalização deve ser uma das prioridades da nova lei sobre o alojamento local, que deve ficar concluída até ao fim do ano ou no início do próximo.

A garantia foi dada esta terça-feira pela secretária de Estado do Turismo, no final da apresentação de um estudo sobre a realidade e regime jurídico do Alojamento Local, encomendado pela Associação de Hotelaria de Portugal (AHP).

O estudo, da autoria dos professores Carlos Santos, da Universidade Nova SBE, e Vítor Neves, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, revela que em Portugal as plataformas digitais têm cerca de 44 mil inscrições, ou seja, mais 40% do que os que constam do Registo Nacional de Alojamento Local (RNAL).

Essa é a média nacional, mas em Lisboa a oferta não oficial é superior em 59%. No Porto, atinge os 98%. O que quer dizer que estão a funcionar clandestinamente, não se sujeitando a regras nem pagam impostos.

A presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira, mostra-se surpreendida com o desvio "muito, muito grande, sobretudo no Porto, dos registos no RNAL em relação ao que está no Airbnb".

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, admite que ainda há muitos alojamentos fora do RNAL, mas também sublinha que a situação tem melhorado durante este ano.

" Neste momento, temos 34 mil casas registadas, o que quer dizer que em 2016 se registou 30% do alojamento local, fruto de um trabalho feito pela ASAE, através do cruzamento de dados entre os inscritos nas plataformas e os registados no RNAL, sendo notificados para entrarem na economia formal. E também fruto das notificações feitas em conjunto com as plataformas, informando que não podem estar lá se não estiverem registadas no RNAL, sob pena de serem sujeitas a multa", frisou a secretária de Estado.

No entanto, a Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE), para fazer esse trabalho tem que ir para o terreno. E, na opinião de Cristina Siza Vieira, numa altura em que tudo se faz nas redes sociais, não é possível que tal aconteça para confirmar os indícios de ilegalidade. Por isso, defende que a lei tem de mudar.

Essa é apenas uma das propostas da Associação de Hotelaria de Portugal. Quer também que seja definido se as habitações são usadas com fins turísticos de forma permanente ou com carácter esporádico, se o alojamento é colectivo ou individual, número mínimo de estadia, as autorizações do condomínio.

Além disso também é preciso alterar a forma como as estatísticas são feitas. O Instituto Nacional da Estatística (INE) só considera os empreendimentos turísticos com mais de nove quartos, o que quer dizer que há uma distorção da realidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • joca
    26 mai, 2017 almada 14:16
    E quantos alojamentos locais existem como lares de 3ª idade. É só procurarem e encontram alguns na margem sul........
  • 25% da economia
    01 dez, 2016 lis 18:32
    em Portugal é paralela e há muitos anos! Se esta actividade nasceu agora é muito natural, onde está a duvida?...mesmo assim é só metade, o que é de louvar! O jornalismo está cada vez menos rigoroso a dar as noticias!
  • Santos Costa
    30 nov, 2016 Coimbra 12:11
    A situação já estaria mais clarificada se o que havia sido legislado estivesse a ser implementado que era : a) maior celeridade na implementação no numero de registo AL pelo turismo de Portugal, aqui as Câmaras tem sido muito lentas em remeterem essa informação, especialmente no caso das unidades já registadas e existentes á décadas. b) a obrigatoriedade de publicitarem esse numero também nos locais em que promovem estas unidades, como previa o Decreto-Lei 124/ 2014 A grande questão é como penalizar os sites que não atendem a esta obrigatoriedade? Recentemente solicitei a um destes conhecidos sites de alojamento a indicação do meu numero de registo AL do Turismo de Portugal, resposta não somo uma empresa portuguesa e como tal não estamos obrigados a respeitar a legislação de Portugal !!!!!!!!!! Além do mais não é também em Lisboa que a A&B paga directamenta á Câmara local a taxa de estadia turística (TET) dos seus utilizadores, irá esta plataforma fazer o mesmo com outras Câmaras que implementem a TET como Cascais e V .R. Sto António em 2017 e seguramente todas as outras restantes em 2018.
  • Manuel
    30 nov, 2016 Lisboa 10:12
    Não é grande novidade... neste país metade da economia é clandestina e nós portugueses incluindo os políticos gostamos disso, por alguma razão temos o país falido. Acham que os alemães são burros? eles não se importam de mandar para cá fundos europeus porque sabem que esse dinheiro retorna á origem quando lhes comprarmos os BMs e Mercedes... triste país este
  • 30 nov, 2016 lisboa 08:51
    Eu diria 99%

Destaques V+