Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rebeldes disparam sobre civis que tentam escapar de Alepo

24 nov, 2016 - 16:01

Cerca de cem famílias foram impedidas de fugir da região , controlada por rebeldes. Tentavam chegar a um enclave de maioria curda.

A+ / A-

Um grupo de 250 pessoas, composta por cerca de 100 famílias, foi impedido de fugir da zona de Alepo que é controlada pelos rebeldes que combatem as forças governamentais, dando peso às acusações de que estes usam os civis como escudos humanos no seu combate contra o regime.

A notícia foi avançada pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos, um grupo ligado à oposição moderada ao regime e que acompanha a guerra civil na Síria desde o início do conflito.

Alguns residentes da zona controlada pelos rebeldes em Alepo negam, contudo, estas informações, dizendo que não passam de propaganda de Damasco.

Segundo o Observatório as 100 famílias estavam a tentar fugir do bairro de Bustan al-Basha para o enclave curdo de Sheikh Maqsood. Bustan está ocupado por rebeldes, na maioria fundamentalistas islâmicos, enquanto Maqsood é controlado pelas Forças Democráticas da Síria, uma coligação composta por grupos de várias etnias, incluindo curdos, turcomanos e cristãos assírios e arménios. Muitos dos grupos que formam as FDS também se opõem ao regime, mas consideram os jihadistas uma ameaça maior, pelo que evitam confrontar-se com o exército nacional enquanto estes grupos jihadistas permanecem na região.

Fontes da FDS confirmam que estavam a aguardar a chegada de 250 pessoas, a quem tinham oferecido refúgio, mas que estas foram alvejadas quando tentaram sair de Bustan al-Basha.

Actualmente Alepo, que antes do começo da guerra civil era a maior e mais importante cidade da Síria, encontra-se dividida entre forças leais ao Governo e rebeldes. As forças governamentais têm a zona rebelde cercada e têm feito avanços ao longo dos últimos meses, com o apoio da força aérea russa.

A campanha do Governo tem sido denunciada por vários governos ocidentais, devido ao alto número de vítimas civis, mas Damasco e a Rússia argumentam que a culpa é dos rebeldes, que usam os cidadãos como escudos humanos neste conflito.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Desabafo desabafo
    24 nov, 2016 Porto 19:56
    As verdades devem ser ditas, como se compreende que civis não queiram sair de um campo de batalha, como? Só não vê quem não quer ver, não ambiciono ser russo, mas que estão do lado da paz na região estão e de nada serve dizer que este entendimento é fruto , tentar tapar o sol com a peneira, de propaganda russa (que por acaso desconheço).
  • tuga
    24 nov, 2016 lisboa 16:49
    Rebeldes treinados e financiados pelo ocidente!!! Estes gajos não são terroristas e assassinos!!!! são só os russos os maus da fita???

Destaques V+