Tempo
|
A+ / A-

Trump nomeia duas mulheres no mesmo dia para a sua Administração

23 nov, 2016 - 16:50

Nikki Haley e Betsy DeVos têm uma coisa em comum: criticaram o Presidente eleito dos Estados Unidos.

A+ / A-

O Presidente eleito dos Estados Unidos nomeou esta quarta-feira duas mulheres para cargos na sua administração. Nikki Haley e Betsy DeVos têm uma coisa em comum: criticaram Donald Trump, no passado.

A governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, foi escolhida por Donald Trump para embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas.

Foi a primeira mulher a ser escolhida para a administração Trump, sucedendo a Samantha Power na mesa da ONU.

O anúncio, feito através de um comunicado e publicado no portal oficial do governo em formação, realça o facto de Haley ser “uma das governadoras mais respeitadas do país”, destacando a capacidade que a governadora demonstrou em “atrair com sucesso emprego e investimento através de negociações com empresas estrangeiras”, bem como a sua capacidade de “juntar as pessoas, independentemente da sua filiação partidária”.

No cargo de governador da Carolina do Sul sucede-lhe Henry McMaster, vice-governador e apoiante de Donald Trump.

Nikki Haley, de 44 anos, é tida como uma política em ascensão no Partido Republicano. Filha de emigrantes indianos, apoiou Marco Rubio nas primárias internas e foi bastante crítica do agora presidente eleito, sinalizando a sua retórica contra os imigrantes ilegais e denunciando a sua recusa em condenar o apoio da extrema-direita durante a campanha eleitoral.

À excepção da experiência em negociações com algumas empresas internacionais realçada no comunicado do executivo, não lhe são conhecidas visões sobre assuntos internacionais.

Como embaixadora das Nações Unidas, a sua principal missão será tranquilizar os países aliados preocupados com a retórica de Trump durante a campanha, nomeadamente a intenção de construir um muro na fronteira com o México, a vontade de rever alguns acordos internacionais e a sugestão de que os países da NATO deverão gastar mais dinheiro na defesa nacional.

Haley trabalhará agora com António Guterres como representante de um dos membros permanentes com direito de veto do conselho de segurança da Nações Unidas.

Horas depois do primeiro anúncio, o Presidente eleito indicou Betsy DeVos para secretária da Educação.

Antiga líder do Partido Republicano no Michigan, Betsy DeVos criticou Donald Trump no passado, considerando-o um “intruso”.

Betsy DeVos é uma filantropa e activista na área da Educação, com ligações ao mundo das artes.

Estes poderão não ser os únicos anúncios do dia na nova administração dos Estados Unidos, que toma posse a 20 de Janeiro.

O médico Ben Carson, que chegou a entrar na corrida às primárias do Partido Republicano, deu esta quarta-feira a entender que pode integrar o executivo.

“Um anúncio sobre o meu papel em ajudar a América a ser grande outra vez está para breve”, escreveu na rede social Facebook.

[notícia actualizada às 20h31]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+