Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump condena extrema-direita. “Não é um grupo que eu queira energizar”

22 nov, 2016 - 20:37

Presidente eleito dos Estados Unidos esteve reunido com a direcção do jornal “New York Times”, onde disse manter “mente aberta” sobre o Acordo de Paris e deixou cair a intenção de julgar Hillary Clinton sobre o escândalo dos e-mails.

A+ / A-

O presidente eleito norte-americano, Donald Trump, esteve esta terça-feira reunido com editores e jornalistas do jornal norte-americano “New York Times” (NYT), encontro no qual se distanciou do encontro da extrema-direita que decorreu no fim-de-semana e disse “condenar” o grupo “alt-right” (direita alternativa).

Na conferência em Washington do Instituto de Política Nacional, uma organização de extrema-direita, houve lugar a saudações nazi e apelos a "uma limpeza étnica pacífica". Ao NYT, Trump afastou-se da iniciativa e repudiou a acção, dizendo que a direita radical “não é um grupo que queira energizar”.

Por outro lado, o presidente eleito defendeu a escolha polémica de Stephen Bannon, conotado com a direita radical, para assumir a estratégia da Casa Branca. “Se eu achasse que ele é racista nem sequer pensaria em contratá-lo”, disse Trump.

Sobre o Acordo de Paris para reduzir as alterações climáticas, que Trump prometeu várias vezes ter a intenção de rasgar, o presidente eleito diz agora ao NYT que está a “manter uma mente aberta” sobre o acordo.

Donald Trump disse também não ter “sentimentos muito fortes” sobre a investigação a Hillary Clinton, acrescentando que não quer “magoar” os Clintons. “Ela já passou por muito”, disse.

A conselheira de campanha de Trump, Kellyanne Conway, afirmou numa entrevista à norte-americana MSNBC que "quando o Presidente eleito, que também é o líder do partido, diz antes de ser empossado que não deseja insistir nessas acusações, então está a enviar uma mensagem muito forte, em tom e conteúdo".

Trump estará assim a desistir de uma promessa polémica que assumiu durante a campanha presidencial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    23 nov, 2016 aveiro 18:59
    Mas....os eleitores de extrema direita e ferventes adeptos desta ideologia, foram quem o pós no poder. Agora renega-os ????
  • JMC
    23 nov, 2016 USA/EUA 15:49
    António Costa e João Almeida: Já descrevi muitas vezes neste forum a incapacidade do Trump para manter uma sólida fundação filosófica. Por conseguinte, com os seus principais “assessores ao lado” agarrados ao capitalismo predador, será mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que este “criança grande” melhorar a futura posição dos EUA com o Irão. Ainda assim, estou a esperar um mundo melhor para todos nós.
  • SILVIA
    23 nov, 2016 Kessel-Lo 05:29
    Sinceramente, eu espero que ele não cumpra nenhuma das suas promessas eleitorais .
  • JMC
    22 nov, 2016 USA/EUA 23:14
    Como já escrevi neste sítio várias vezes (malgrado os ataques de certos membros do partido PNR), Trump muda de direcção como se fosse um catavento. Embora todos nós esperemos o melhor para o futuro do mundo, pode muito bem ser que não haja um sólido suporte filosífico no programa de Trump: https://www.yahoo.com/news/trump-flip-flops-6-times-in-1-hour-nyt-interview-203417722.html
  • Heverton
    22 nov, 2016 Rio de Janeiro 23:07
    Fico preocupado com asmensagens de protencionismos aos americanos do norte. Hitler viu também isso com muita ênfase. Penso que há uma grande semelhança. Fobia aos imigrantes ainda que sua esposa seja imigrante. De fato Donald Trump é no mínimo uma caixa de péssimas surpresas.
  • António Costa
    22 nov, 2016 Cacém 21:51
    Vamos ver onde é que a “mente aberta" vai levar. Esperava surpresas, mas começar a "deixar cair" promessas eleitorais.......

Destaques V+