Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Avô de Trump foi banido da Alemanha. Um pedaço de papel "mudou a história mundial"

21 nov, 2016 - 22:52

O decreto real com a ordem de expulsão foi descoberto pelo historiador Roland Paul, no estado da Renânia-Palatinado, quando investigava os arquivos locais.

A+ / A-

Veja também:


O avô de Donald Trump recebeu ordem de expulsão para sempre da Alemanha, por ter faltado ao serviço militar. O episódio, que mudou a história do mundo, só agora foi conhecido.

O decreto real com a ordem de expulsão foi descoberto pelo historiador Roland Paul, no estado da Renânia-Palatinado, quando investigava os arquivos locais.

Em declarações ao jornal “Bild”, explica que o documento que determina o desterro de Friedrich Trump, de nacionalidade alemã, foi assinado em Fevereiro de 1905.

O avô do Presidente eleito dos Estados Unidos recebeu ordem para fazer as malas e abandonar o estado da Baviera num espaço de oito semanas.

De acordo com o historiador, deveu-se tudo ao facto de Friedrich não se ter apresentado ao serviço militar obrigatório nem de notificar as autoridades alemãs da sua viagem para os Estados Unidos.

O avô de Trump tinha imigrado para o outro lado do Atlântico, em 1885. O decreto real de 1905 impediu o regresso à Alemanha 20 anos depois, explica Roland Paul.

Friedrich pediu para regressar porque a sua mulher, Elisabeth Christ, tinha saudades da Alemanha, mas as autoridades disseram “não”.

O jornal “Bild” descreve o documento como um “pedaço de papel pouco espectacular”, mas que acabou por “mudar a história mundial”.

O avô de Trump nasceu em 1869, Kallstadt, que actualmente faz parte do estado da Renânia-Palatinado.

Imigrou para os Estados unidos aos 16 anos, para fugir à pobreza e para enriquecer na corrida ao ouro que atraiu muitos estrangeiros.

Friedrich conseguiu fazer fortuna no Alasca, não a procurar ouro mas a dar de comer e beber aos mineiros. Diz-se mesmo que chegou a gerir um bordel. Enviava regularmente ouro para as suas irmãs, em Nova Iorque, e entrou no sector do imobiliário, sector onde também se destacou o neto Donald Trump.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    07 nov, 2020 Lisboa 01:20
    Ó "Paulo Lisboa", tens provas de que Camilo Mortágua seja terrorista ou queres responder em tribunal pelo crime de difamação? Terrorista deve é ter sido o teu pai... E achares que Trump fez pela vida? Trump foi e é um menino mimado a quem o pai racista ofereceu um "pequeno" empréstimo de alguns milhões de dólares. Tu calado eras um poeta!
  • melough
    07 dez, 2016 Faro 16:37
    Boa sorte para Trump.......
  • Paulo Lisboa
    23 nov, 2016 Porto 15:13
    Se fugiu à fome, duvido. No exército Imperial, seria bem alimentado. Portanto, ele, não quis cumprir o serviço militar pela simples razão de querer tentar a sorte dele nos Estados Unidos da América. Foi para os EUA. Contudo, violou uma lei do dever cívico. Uma vez transgredida a lei, ficou inibido de voltar ao país natal. E agora: qual é o problema. O avô foi avô. Donald Trump, é o Donald Trump! O pai das manas Mortáguas, foi um terrorista e as filhas são deputadas! Manuel Alegre, foi desertor e nem por isso deixou de ser deputado! quem diz estes dois casos outros havia para relatar. Resumindo: se fizermos a comparação a diferença é grande, onde o avô de Trump, ficou para sempre inibido (sanção)de voltar ao país natal por não ter cumprido com uma obrigação devida ao príncipe do Estado da Baviera e simultaneamente ao Imperador Guilherme II. E os nossos? as manas Mortáguas, apesar do papá ter sido um terrorista da LUAR, as filhas nunca foram impedidas de ser o que são pelo pai ter militado na LUAR, com a sombra às costas de ter desviado e sequestrado o Paquete Santa Maria, da qual resultou a morte de um tripulante (homicídio); O Manel Alegre, fez juramento de bandeira, vestiu o uniforme do Exército português e desertou por razões ideológicas!!! tornou-se deputado! que deputado! foi julgado ou sancionado? Não! Deixem o Senhor Friedrich Trump, na sua paz tumular e não impliquem com o neto Senhor Donald Trump. O avô e o neto fizeram pela vida. Os nossos sempre foram uns serôdios
  • Palhaços
    22 nov, 2016 Lisboa 18:23
    Há comentários e camisolas para todos os gostos ! Se um homem é filho de um bêbedo, logo para esta cambada , o homem tem de ser bêbado. SE O AVÕ FUGIU À TROPA DE HITLER, LOGO PARA MIM ESTE TRUMP NÃO TEM NADA DE NAZI, COMO O QUEREM APELIDAR. Se este Trump tivesse frequentado uma JUVENTUDE de partido qualquer, podem ter a certeza que não era um homem de trabalho, SERIA MAIS UM VIGARISTA, UM MALANDRO, UM CORRUPTO, UM MENTIROSO , ETC. como o são estes GAJOS por aqui, que até se dizem DOUTORES, quando nem sabem fazer uma regra de três simples ou achar uma raiz quadrada. Bom, sempre ouvi dizer que COICES DE BESTA NÃO CHEGAM AO CEU.---------------------------------------------POIS, EU SEI QUE É CENSURADO.
  • GENTE DE VALOR
    22 nov, 2016 lisboa 16:04
    Um homem inteligente que soube singrar na vida. Não admira que o neto também seja muito inteligente.
  • emigrante
    22 nov, 2016 Londres 11:36
    Se o avô do Trump tivesse sido um funcionário publico obediente, ou sindicalista, tinha sido um herói. Como foi á procura de melhor vida e passou com certeza dificuldades, e poupou para deixar alguma coisa aos seus herdeiros é considerado como desprezível.
  • Fernando Lopez Almei
    22 nov, 2016 Maputo 11:30
    Puxa...... larguem o Presidente eleito pelo povo Americano........ alguma duvida ?????
  • Rodrigo
    22 nov, 2016 porto 10:15
    O avô do bush trouxe hitler a fazer um comicio em solo americano. O pai do Obama era muçulmano. Nºao enetndo porque é que, já que se está a falar da linhagem da presidencia, nºao se falou nisto anteriormente.
  • Luis B.
    22 nov, 2016 Para cá da muralha da China 10:08
    A esquerdalhada vê motivo de critica em tudo que não é esquerda... existe hoje um apartheid ideológico entre esquerda e direita onde os da esquerda se arrogam de ser os brancos, e os da direita são tratados com pretos... O avô do Trump emigrou para fugir à fome como fizeram tantos portugueses na altura, em particular do arquipélago dos Açores!!! Se fugiu da tropa, apenas fez o que Mário Soares e tanta esquerdalhada fizeram na altura do anterior regime.. não concordavam com a guerra, tal como se calhar o avô de Trump também não concordava... Geriu um bordel porque os bordéis na altura eram legais, caso a esquerdalhada não saiba... Sem tomar partido, até porque por norma prefiro os democratas, o que vejo no avô do Trump é o inconformismo, a não acomodação à situação que vivia.. e por isso foi buscar melhor. Conseguiu? Pelos vistos teve mais sucesso do que outros que ficaram pelo caminho.. É isso mau? Para a esquerda tudo que é homem de sucesso é mau.. preferem ou imaginam-se como lidimos representantes da nomenklatura dos regimes cubanos, norte coreanos, russo, venezuelano, etc...
  • carlos
    22 nov, 2016 leiria 10:05
    Afinal em que ficamos????? fugiu à tropa ou tinha emigrado para os EUA aos 16 anos? É atroz a manipulação dos jornalistas em tudo o que se refere às suas tendências ideológicas, como se verifica neste caso. Andaram meses a fim a gozarem e a diabolizarem Trump, só porque o mesmo tem ideias bem firmes e diferentes do pensamento "progressista" que assola as nossas sociedades ocidentais. Como mesmo com a vossa força, o Trump derrotou a vossa candidata e vocês nunca conseguirão nem perdoar nem esquecer, o que revela bem o vosso "progressismo"

Destaques V+