Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump convida membro do Tea Party para comandar a CIA

18 nov, 2016 - 15:47

A escolha de Mike Pompeo é considerada surpreendente. Congressista criticou actuação da então secretária de Estado Hillary Cinton no caso do ataque à embaixada em Benghazi, na Líbia.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou dois conservadores e um veterano do Exército para chefiar a CIA, para procurador-geral e conselheiro de segurança nacional.

Mike Pompeo é o nome escolhido por Trump para novo director da CIA, Jeff Sessions para procurador-geral, enquanto o cargo de conselheiro de segurança nacional ficará nas mãos do tenente-general Mike Flynn.

Os três já aceitaram o convite de Trump. O anúncio oficial será formalizado esta sexta-feira, de acordo com fonte da equipa de transição do Presidente eleito citada pela agência Reuters.

Pompeo: Da direita radical para a CIA

A escolha de Mike Pompeo para comandar a CIA é considerada surpreendente.

O congressista pelo estado do Kansas tem 52 anos e da ala mais conservadora do Partido Republicano, o “Tea Party”.

Fez parte da comissão que investigou o ataque à embaixada norte-americana em Benghazi, na Líbia, em 2012, onde deixou duras críticas à actuação da então secretária de Estado Hillary Clinton, que foi agora derrotada por Donald Trump na corrida à Casa Branca.

Mike Pompeo subscreve as críticas de Trump ao acordo com o Irão. Numa mensagem publicada quinta-feira no Twitter defendeu a reversão do entendimento “desastroso com o maior patrocinador mundial do terrorismo”.

Sessions: Um defensor do muro na Procuradoria

O nome indicado para procurador-geral, Jeff Sessions, de 69 anos, já desempenhou as mesmas funções no estado do Alabama e foi “U.S. attorney”, o equivalente a procurador do Ministério Público.

Ao escolher Jeff Sessions para procurador-geral dos Estados Unidos, o Presidente eleito premeia um fiel apoiante da sua candidatura, um conservador conhecido por declarações inflamadas contra a imigração, à semelhança de Donald Trump.

Jeff Sessions rejeita a legalização de imigrantes que entraram ilegalmente no país e é um entusiasta da promessa de Trump de construir um muro na fronteira com o México.

Flynn: O general de confiança de Trump

O homem escolhido para conselheiro de segurança nacional, Mike Flynn, é um general de três estrelas na reforma e durante a campanha foi um dos assessores mais próximos de Trump.

O tenente-general Mike Flynn foi afastado da Agência de Inteligência da Defesa em 2014, alegadamente pelas suas críticas à forma como estava a ser conduzida a luta contra o extremismo islâmico.

Outros responsáveis que trabalharam de perto com Mike Flynn têm uma versão diferente para o seu despedimento: a falta de capacidade de gestão e o estilo de liderança.

O cargo de conselheiro de segurança nacional é o único destes três que não tem que ser aprovado pelo Congresso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Francisco Rodrigues
    11 dez, 2016 Algés 22:04
    mas pk é k a escolha de Pompeo é surpreendente ? , ? TRUMP ganhou as eleições. e tinha k nomear pessoas da Clinton ? POMPEO É UMA EXCELENTE ESCOLHA pk os CRIMES GRAVÍSSIMOS DE KILLARY DEVEM SER DENUNCIADOS E ELA SER JULGADA. . ela e Obama não estavam acima da kei A proibição dada aos SEAL de SALVAREM os diplomatas em Benghazi é traição grave de OBAMA e HILLARY ....POMPEO teve a coragem de dizer isso ao POVO EUA (uma das causas do ódio popular a OBAMA e HILLARY......) sob um domínio do partido democrata. só merece elogios.... a verdade não se deve esconder.. e muito mais num caso de traição grave que provocou a tortura atroz e morte de cidadãos EUA às mãos de CARNICEIROS islâmicos....
  • Francisco
    06 dez, 2016 Viana do Castelo 14:48
    Direita radical???...Dito por um eurostalinista só tem um objectivo, e em falta de argumentos validos, e ferrenhos defensores do monocromismo politico, deserto de ideias, todos os que lhe oponham são apelidados de todos os ismos!!!...Já ninguém se intimida com tanta incompetência e corrupção!!!
  • carlos A..Silva
    22 nov, 2016 Wu Hu - Anhui - P.R.China 08:57
    Parece que as coisas vao mesmo acontecer. Vamos todos nos sentar conforavelmente a apertar os cintos. A vaca tossiu e a explosao esta para breve.
  • António Costa
    18 nov, 2016 Cacém 18:05
    ",,,o maior patrocinador mundial do terrorismo..." é exatamente o que eu receava, já estava mesmo à espera! O Irão é o maior "patrocinador mundial do terrorismo", "música" para os ouvidos de Israel/Arábia Saudita/ Turquia e também do Estado Islâmico, inimigos de Assad e do Hezbollah! E como é que vão "aproximar-se" de Putin, com todas estas contradições? E o "filme" ainda não acabou, pois o fim da URSS, lançou o "pânico" na NATO e fabricantes de armas dos EUA, nos idos anos 90. A tentativa de "diabolizar" a Rússia, cujos exércitos RECUARAM da Alemanha para os confins da Ucrânia, veio do Medo de não fazer sentido manter a "superestrutura" NATO, e todo o negócio de armamento envolvido. Enfim existem muitas, mesmo muitas contradições nisto tudo. Penso que os próximos meses vão ser pródigos em "surpresas"!

Destaques V+