Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Paulo Gonçalves recebe Prémio de Ética no Desporto

15 nov, 2016 - 13:25

Piloto português arrecada o troféu depois do episódio no Dakar 2016, onde parou e socorreu um piloto acidentado, apesar de estar em primeiro lugar.

A+ / A-

Paulo Gonçalves vai receber o Prémio Ética no Desporto do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), pela atitude do piloto na prova do Dakar em 2016. O troféu será entregue na próxima quarta-feira, na Gala da Confederação do Desporto em Portugal, no Casino do Estoril.

Para a IPDJ, a postura de Paulo Gonçalves foi de realçar: “O piloto português podia ter seguido a corrida, sabendo que a equipa médica iria socorrer o piloto acidentado. Mas Paulo Gonçalves parou de imediato para prestar auxílio e dar o alerta do sucedido, permanecendo com o piloto acidentado até à chegada da equipa médica”.

O acontecimento foi no Dakar 2016, quando Paulo Gonçalves (Honda) liderava a corrida. Apesar disso, parou para socorrer o piloto Matthias Walkner, que tinha tido um acidente, ajudando-o até que a equipa médica da competição chegasse ao local.

Paulo Gonçalves falou sobre a nomeação, explicando que não é “nenhum herói”, mas sim “um ser humano com respeito pelos outros”.

“O Dakar é uma aventura de muito risco, de muito sacríficio, damos tudo por tudo ao longo de vários dias, milhares de quilómetros, e o risco está sempre à espreita. Não sou um herói, sou um ser humano com respeito pelos outros”, indicou o piloto português.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • atento
    15 nov, 2016 Aveiro 16:46
    Um verdadeiro desportista. Um ano depois de ter ajudado o despres a tirar a mota de um atoleiro onde também tinha entrado, este foi embora e deixou-o sozinho sem ajuda. Outro ano, depois da mota incendiar, passou o juan pedrero por ele já com a moto a arder, nem quis saber se precisava ou não de ajuda. O peterhansel, já nos carros, um ano a sair de um ribeiro, deu um chega para lá a um motard que por sorte não o aleijou. Esqueceu-se que também ele já tinha feito o Dakar de moto. Prémio mais que merecido.

Destaques V+