Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Entrevista

Por que razão os gatos são populares na Net? O fundador do Reddit responde

10 nov, 2016 - 18:56 • Matilde Torres Pereira

É uma das mais populares comunidades da internet. A Renascença entrevistou Alexis Ohanian, co-fundador do Reddit, na Web Summit.

A+ / A-

Veja também:


No último dia da Web Summit, a Renascença entrevistou Alexis Ohanian, co-fundador da popular plataforma “online” Reddit.

Ohanian falou no contributo que os idosos podem dar ao mundo da tecnologia, desvendou o mistério da popularidade dos gatos na internet e fez ainda um pedido: se a Renascença o poderia ajudar a levar o Papa a responder às perguntas dos utilizadores do Reddit.

É verdade o que disse na Web Summit Bradley Tusk, ex-conselheiro de campanha do antigo presidente da Câmara de Nova Iorque Michael Bloomberg? Os norte-americanos não se preocupam com o que a Europa pensa sobre eles?

Os americanos realmente não... pensam... Quero dizer [risos], isso é uma enorme generalização, tenho certeza de que isso é verdade para alguns americanos, mas a minha mãe era europeia, logo tenho uma perspectiva diferente sobre o tema.

Ele falava no rescaldo das eleições nos EUA e dizia que não importam todas as teorias apocalípticas porque os norte-americanos não querem saber. Custa a acreditar que isso seja verdade.

Completamente. Tendemos a não pensar muito sobre o mundo fora das nossas fronteiras. Parte disso é francamente uma questão geográfica – o facto de haver dois grandes oceanos de ambos os lados do nosso país. Acho que não há muita consciência nos Estados Unidos até do que acontece no Canadá ou em qualquer lugar a sul da fronteira. Têm alguma noção do México, que foi um ponto de discussão nestas eleições, mas na cabeça do americano médio não há muita atenção ao que se passa lá fora.

Como é que se sente aqui em Portugal, um país minúsculo? É como estar na província?

Não! Mas a minha perspectiva é bastante única. A minha mãe é alemã, do outro lado sou arménio, morei no estrangeiro, morei na Arménia… Passei provavelmente um ano e meio ou dois anos da minha vida no estrangeiro, numa variedade de países. Por isso, nunca caracterizaria Portugal assim.

Numa conferência como esta há pessoas que se juntam, vindas literalmente do mundo inteiro, com uma visão do mundo muito global. Temos muita sorte em estar numa conferência como esta em que a maioria das pessoas aqui está a pensar em como é que vai mudar o mundo. É uma coisa única, num momento em que há muito mais pessoas neste mundo que estão apenas preocupadas em pôr comida na mesa.

Nós não somos o público em geral. Há uma mundivisão muito diferente da que têm as pessoas que votaram em Trump. Eu acho que as pessoas têm muito mais em comum do que diferenças. É só que isso tem sido realmente ofuscado por este tipo de frustração que abriu a porta à presidência Trump.

Diria que as pessoas mais velhas, que estão, normalmente, afastadas da tecnologia, têm algo a contribuir para este mundo, têm bons conselhos para vocês, empreendedores?

Claro que sim. Como referi na minha palestra, recebi grandes conselhos do meu avô sobre o estado da publicidade hoje em dia e de como as pessoas só querem ouvir a verdade, já não aguentam ouvir tretas. Claro que os mais velhos têm “feedback” para dar, absolutamente. Há também um mercado enorme aí, dada a percentagem da população mundial que está a envelhecer e há muitas necessidades ao nível da tecnologia que não estão a ser atendidas porque o fundador típico [de novos negócios digitais] está a pensar em criar o próximo Snapchat ou o próximo Reddit.

Eles não pensam em criar um negócio que resolve um problema para um mercado enorme. E que tem imenso dinheiro e é, ostensivamente, uma oportunidade de negócio muito grande. Só não é necessariamente muito “sexy”. Mas acho que estes [empreendedores] deviam mesmo preocupar-se com isso.

E se vocês [da Renascença] me puderem ajudar a obter um “Ask Me Anything” [AMA, uma iniciativa do Reddit que põe personalidades a responder às perguntas dos cibernautas] com o Papa…

Francisco vai estar em Portugal no próximo ano…

Acho que ele daria uma entrevista incrível.

Na Web Summit, falou no facto de as pessoas terem fome de autenticidade na internet. Mas por que razão os gatos são tão populares no Reddit e na internet? Não será uma espécie de metáfora para o tipo de sentimentos “fofinhos” de que as pessoas estão à procura?

Interessante. Ah... Bem, deixa-me dizer-te porque eles são populares e, depois, dizes-me se essa metáfora se sustenta. Os gatos são populares na internet, especialmente no Reddit, porque, ao contrário dos donos de cães, os donos de gatos não têm oportunidades para confraternizar com outros donos de gatos.

Os donos de cães conseguem levar os seus cães à rua, vêem outros donos de cães, os cachorros cheiram-se uns aos outros e os donos dizem "Então, o que o Fluffy está a fazer hoje?" e eu respondo "Oh, o Mittens agora anda a fazer esta coisa". Eles têm essas experiências de ligação a toda a hora. Já os donos de gatos não podem levá-los à rua e por isso não podiam ter situações em que criariam ligações com outros donos de gatos. Até chegar a internet. Isso foi o que trouxe a internet.

Se isso é uma metáfora para os sentimentos fofinhos? Talvez, pode ser assim para algumas pessoas, mas o outro aspecto é que a autenticidade também significa, às vezes, envolvermo-nos com coisas confusas ou tristes, e isso não faz mal. Como pessoas temos um espectro verdadeiramente amplo de tolerância para as coisas, temos uma enorme capacidade de encaixe. Somos muito melhores do que pensamos que somos na capacidade de processar as coisas complicadas ou desafiantes. Como uma boa refeição, é isso que nos dá sustento. Essas conversas difíceis ajudam-nos a crescer e ajudam-nos a sentirmo-nos mais completos.

É aí que o Reddit tem a sua força, é nessas conversas que as pessoas não se sentem confortáveis a ter no Facebook porque lá estão a tentar projectar as suas vidas perfeitas. [No Reddit] podem falar abertamente e honestamente sobre os problemas que estão a ter nas suas relações, as perguntas que têm sobre o mundo ou mesmo recomendações sobre restaurantes. O facto de tudo isto acontecer à voltar desta busca pela autenticidade significa que, quando eu recebo esse “feedback”, essa recomendação, é muito mais provável que eu leve isso a sério.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+