Tempo
|
A+ / A-

Trump apela à união. “Serei Presidente de todos os americanos”

09 nov, 2016 - 07:47

Magnata e candidato republicano vence a corrida à Casa Branca. Hillary Clinton reconhece a derrota.

A+ / A-
O elogio a Hillary no discurso de vitória de Trump
O elogio a Hillary no discurso de vitória de Trump


Foi em apoteose que o Presidente eleito dos Estados Unidos se apresentou aos apoiantes, na sede de campanha em Nova Iorque, rodeado pela sua família. “É altura de nos unirmos”, afirmou, prometendo: “Serei o Presidente de todos os americanos”.

Mas a primeira palavra foi para Hillary Clinton. “Ela ligou e felicitou-nos pela nossa vitória. Hillary lutou muito e durante muito tempo e devemos-lhe grande gratidão pelos serviços que prestou ao nosso país”.

“Mas agora é altura de sarar clivagens e de nos unirmos. A todos os republicanos, democratas e independentes, vamos ser um povo unido”, apelou.

Prometendo ser “o Presidente de todos os americanos”, Donald Trump classificou a sua campanha de “grande movimento, feito por muitos homens e mulheres que adoram o seu país e querem um melhor futuro para si e para as suas famílias. É um movimento de pessoas de todas as cores, religiões e crenças, que querem um Governo sirva o povo”.

“Todos juntos temos a tarefa de reconstruir a nossa nação e renovar o sonho americano”, afirmou depois para garantir que tem “um plano económico maravilhoso” que vai fazer a “economia crescer mais”.

Ainda no plano interno, o sucessor de Obama prometeu reconstruir o país: hospitais, cidades do interior, pontes…

“A América já não se vai contentar com nada menos do que o melhor. Queremos ter o destino do nosso país nas mãos. Sonhamos grande. Queremos coias boas para o nosso país”, reforçou.

Ao nível internacional, prometeu que, “apesar de os interesses americanos estarem sempre em primeiro lugar, seremos justos para todos. Não queremos hostilidade, queremos parcerias”, afirmou. “Queremos criar boas relações” com as outras nações, garantiu.

Donald Trump agradeceu por fim (mas durante vários minutos) a quem o apoiou “nesta chamada vitória histórica”: os pais, “que me estarão a ver lá de cima”, as irmãs e irmãos (que não se encontravam em palco), à mulher Melania e aos filhos Don, Ivanka, Tiffany e Barron.

Seguiram-se outros nomes, com destaque para o de Rudolph Giuliani, antigo presidente da Câmara de Nova Iorque (na altura dos atentados às Torres Gémeas) e um dos poucos republicanos que se manteve ao lado de Donald Trump ao longo da campanha.

Quem é Donald Trump, o novo presidente dos EUA?
Quem é Donald Trump, o novo Presidente dos EUA?

Vice fala em “noite histórica”

Antes de Donald Trump subir ao palco para o discurso de vitória, falou o vice-presidente para deixar agradecimentos e apresentar o líder americano dos próximos quatro anos.

“É uma noite histórica. O povo americano elegeu o seu novo campeão”, afirmou dizer Mike Pence, governador do Indiana, rodeado pela família.

Pence disse ser uma honra servir como vice-presidente de "um homem que vai tornar a América novamente grande".

“Estou profundamente agradecido ao povo por ter demonstrado confiança nesta equipa para os servir”.

“A liderança e visão de Donald Trump vão fazer a América grande outra vez”, concluiu.

Donald Trump conseguiu 288 dos delegados no Colégio Eleitoral contra 215 de Hillary Clinton, a candidata democrata. A vitória é dada a que reunir 270. A contagem de votos continua e já se prevê que Trump ultrapasse os 300 delegados (Obama conseguiu 303).

Da parte da candidata democrata, o reconhecimento da derrota foi difícil. O director de campanha, John Podesta, dirigiu-se primeiro aos apoiantes reunidos na sede para dizer que nada estava ainda definido e que os votos continuavam a ser contados.

“Temos mais coisas para dizer amanhã”, garantiu.

Mas pouco tempo depois, chegou a notícia de Hillary Clinton tinha ligado a Donald Trump para o felicitar pela vitória. O candidato republicano já contava com quase 270 delegados, enquanto a democrata se mantinha nos 215. A informação motivou uma grande onda de entusiasmo na sede de campanha de Trump.

Hillary Clinton, a política experiente que ficou às portas da Casa Branca
Hillary Clinton, a política experiente que ficou às portas da Casa Branca
Festa na sede de Trump. Consternação entre apoiantes de Hillary
Festa na sede de Trump. Consternação entre apoiantes de Hillary
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • CONGRATULATIONS!
    09 nov, 2016 lisboa 16:02
    O mundo está a começar a mudar, e para melhor! Fiquei muito feliz com esta vitoria de Donald Trump!. Congratulations Mr President!!!
  • fanã
    09 nov, 2016 aveiro 15:06
    Sendo que todos aqueles que não forem de pele branca não são considerados " Americanos " está tudo dito !
  • jose rodrigues
    09 nov, 2016 sintra 12:17
    Moveram o céu e a terra para impedir a vitória de Trump, demonizando-o de todas as formas possiveis e imaginárias. Os "repetidores"/opinion makers todos se uniram contra ele. As sondagens, todas, também se uniram contra ele. Uma vez mais o povo falou mais alto. O movimento que foi lançado na Grécia com o Syriza, continua e continuará a mudar a "ordem" instalada. A democracia está viva!
  • Maria Manuela Nunes
    09 nov, 2016 Queluz 10:38
    Qualquer dos candidatos mostrou fracas qualidades para ser o Presidente do maior nação do mundo. Veremos se Trump usou a grosseria e o insulto só para agradar e se irá fazer a América grande de novo.
  • José de Moura
    09 nov, 2016 Sintra 10:19
    Dia negro para os jornalista, comentadores e outros lacaios do diabo, Deus, mais uma vez, venceu satanás. O povo americano, guiado por Deus, elegeu Donald Trump.
  • Fausto
    09 nov, 2016 Lisboa 09:40
    Estas eleições viu se muito bem a dimensão do monstro que é o sistema que tanto novo pobre tem vindo a criar...o povo americano fez a sua parte...ou estão com a população ou estão contra ela, contra a guerra económica o povo responde com guerra política e os media ficaram muito mal nesta fotografia.
  • MAKE GREAT AGAIN!
    09 nov, 2016 lisboa 08:18
    O POVO SOBERANO ESCOLHEU E A MEU VÊR MUITÍSSIMO BEM! VIVA DONALD TRUMP! PARABÉNS AMERICA!

Destaques V+