Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Barroso. Polémica com Goldman Sachs decorre de “atitude negativa” da Europa

08 nov, 2016 - 14:14

O antigo presidente da Comissão Europeia diz que "há muitas atitudes negativas culturais na Europa contra o novo mundo, o mundo financeiro, o mundo integrado e global em que vivemos".

A+ / A-

O antigo presidente da Comissão Europeia Durão Barroso considera que a polémica em torno da sua ida para o banco de investimento norte-americano Goldman Sachs se deveu a uma "atitude negativa" da Europa face aos Estados Unidos.

"Na Europa, em alguns sectores, existe uma atitude negativa face aos Estados Unidos, face a tudo o que vem dos Estados Unidos. E acho que é um erro, porque há diferenças entre os Estados Unidos e a Europa, mas, basicamente, precisamos de ter um mercado conjunto. As oportunidades para o crescimento e o emprego são enormes", defendeu esta terça-feira durante uma conferência na Web Summit, que decorre em Lisboa.

A ida de José Manuel Durão Barroso para o banco de investimento Goldman Sachs suscitou muitas críticas, incluindo do Presidente francês, François Hollande, e uma petição impulsionada por funcionários das instituições europeias, que reuniu mais de 150 mil assinaturas.

O documento reclamava "medidas fortes" para pôr fim à chamada "porta giratória" em Bruxelas (a passagem de antigos comissários para cargos no sector privado que coloquem em causa a reputação das instituições da UE).

Durão Barroso, que foi presidente da Comissão entre 2004 e 2014, assinou pelo Goldman Sachs após um período de "nojo" superior a 18 meses, respeitando assim a regra em vigor na Comissão Europeia.

"Como sabe, a Comissão Europeia acaba de salientar que eu respeitei todas as regras éticas. Mas o próprio facto de a questão ter sido levantada mostra uma atitude negativa de muita gente face à finança internacional e, neste caso, uma instituição norte-americana”, afirmou esta terça-feira.

“E mostra que ainda há muitas atitudes negativas culturais na Europa contra o novo mundo, o mundo financeiro, o mundo integrado e global em que vivemos", criticou ainda, reforçando que, “neste mundo de transformação digital, precisamos de um contributo mais inovador da Finança”.

“Muitas das 'startups' que foram um sucesso nos Estados Unidos prosperaram porque tinham 'venture capital' (capital de risco)" e os Estados Unidos "investiram 20 vezes mais [neste sector] do que na Europa".

Na sequência da polémica protagonizada por Durão Barroso, o actual presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, pretende alargar de um ano e meio para três anos o período de "nojo" durante o qual o presidente do órgão executivo da União Europeia tem de pedir permissão ao ex-empregador para trabalhar para grupo privado.

Outra decisão de Juncker foi retirar privilégios a Durão Barroso como antigo presidente do executivo comunitário. O português passa, assim, a ser recebido em Bruxelas “como um representante de um interesse sujeito às mesmas regras dos lobistas”.

Na sua qualidade de ex-presidente da Comissão Europeia e como ex-primeiro-ministro de um Estado-membro, Barroso teria o direito a um "tratamento VIP" por parte dos líderes e instituições europeias em Bruxelas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Rodrigues
    08 nov, 2016 Angra do Heroísmo 23:17
    Não Cherne a malta anda é farta de parasitas como tu.
  • Este
    08 nov, 2016 lis 16:08
    E o seu amigalhaço Passos, pedem meças! Cada um no seu melhor! Dois intrujões e oportunistas! Lixaram o país e as famílias portuguesas para estarem sentados na cadeira do poder!
  • Luis
    08 nov, 2016 Lisboa 16:08
    Este por muito que se queira lavar vai continuar sempre a cheirar muito mal. Foram muitos anos a chafurdar no meio que lhe é mais grato. No meio da merda.
  • 08 nov, 2016 15:24
    És nojento e sem pátria.um vendido que nunca defendeu Portugal.um ser repelente daqueles que devem se removidos da sociedade.um vendido dos states e da alta finança.um merdoso inqualificável sem âncora política.um perfeito exemplo do que é a direita.
  • Filipe Cunha
    08 nov, 2016 Lamego 14:37
    Estás enganado Cherne, as pessoas estão é fartas de corruptos e incompetentes como tu que em vez de defenderem os cidadãos europeus servem a oligarquia financeira mundial. Metes asco.

Destaques V+