Tempo
|
A+ / A-

Alemanha neutraliza rede que recrutava para o Estado Islâmico

08 nov, 2016 - 12:48

Pelo menos um jovem e toda a sua família foram enviados para a Síria. Cinco suspeitos foram detidos.

A+ / A-

As autoridades alemãs desmantelaram uma "rede salafita-jihadista" no país, que recrutava para o autodenominado Estado Islâmico (EI). Foram detidas cinco pessoas.

O presumível líder do grupo é um iraquiano de 32 anos, identificado como Ahmad Abdulaziz Abdullah A. e conhecido como ‘Abou Walaa’.

Os seus quatro presumíveis cúmplices são um turco de 50 anos, Hasan C., um germano-sérvio de 36 anos, Boban S., um alemão de 27 anos, Mamoud O., e um Camaronês de 26 anos, Ahmed F. Y.

"O objectivo da rede era enviar recrutas para o Estado Islâmico", informou a procuradoria federal, encarregada dos casos de terrorismos. Para isso, os suspeitos organizavam cursos de árabe e sobre teses islamitas radicais.

"Está provado que a rede de Abdulaziz enviou para o EI na Síria pelo menos um jovem e toda a sua família", acrescentou a mesma fonte.

Os cinco suspeitos vão ser presentes ao juiz de instrução entre hoje e quarta-feira.

Segundo números apresentados em Maio pelos serviços de informação germânicos, um total de 820 islamitas deixaram a Alemanha com destino à Síria e ao Iraque.

Cerca de um terço já regressaram e outros 140 foram mortos, pelo que se estima que cerca de 420 estejam ainda em território sírio ou iraquiano.

A Alemanha tem sido poupada a grandes ataques do EI, como os que atingiram Paris ou Bruxelas, mas vários ataques foram cometidos recentemente por pessoas isoladas, nomeadamente refugiados chegados no fluxo migratório de 2015.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+