Tempo
|
A+ / A-

Trump critica FBI e diz ser impossível "rever 650.000 emails em oito dias"

07 nov, 2016 - 06:56

É a reacção do candidato republicano ao anúncio de que não há razão para responsabilizar judicialmente a sua rival democrata e antiga secretária de Estado, Hillary Clinton.

A+ / A-

O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, diz não ser possível "rever 650.000 correios electrónicos em oito dias", numa comentário à decisão do FBI de manter a recomendação de a candidata democrata, Hillary Clinton, não ser processada.

Num comício no estado norte-americano do Michigan, no domingo, Trump afirmou que a investigação sobre os emails de Hillary Clinton "não vai desaparecer" e apelou à ida às urnas na terça-feira, dia 8, para acabar com "um sistema que protege Clinton e que rouba empregos e manda-os para o México".

Trump comentava assim a carta do director do FBI (polícia federal norte-americana), James Comey, enviada no domingo ao Congresso, para informar que a sua decisão de não processar Clinton não tinha mudado, depois de rever novos emails no computador de um dos assistentes da ex-secretária de Estado.

Em Julho, o responsável do FBI criticou Clinton por ter usado uma conta pessoal de correio electrónico para trocar mensagens, incluindo algumas com informação classificada, no âmbito das suas funções como secretária de Estado, mas informou que o FBI não iria recomendar acusações criminais contra a candidata democrata.

A nova carta surge após uma outra, enviada por Comey no mês passado, na qual informava que os agentes federais iriam analisar novos correios electrónicos recentemente descobertos no computador de Anthony Weiner, antigo congressista democrata e ex-marido de uma assistente próxima de Hillary Clinton, Huma Abedin.

Weiner está a ser investigado pelo FBI após revelações do diário “Daily Mail” de que teria trocado mensagens inapropriadas e de conteúdo sexual com uma menor.

Comey, que foi acusado de dar armas à campanha do candidato republicano, Donald Trump, na recta final para as eleições, indicou que o FBI trabalhou sem descanso para examinar o mais depressa possível todos os novos correios electrónicos descobertos.

A campanha de Hillary Clinton já manifestou contentamento por ver o caso resolvido.

Da parte dos republicanos, além de Donald Trump, o porta-voz da Câmara dos Representantes, Paul Ryan, criticou Hillary Clinton. “Ela acha que está acima da lei e joga sempre com as suas próprias regras”.

Esta segunda-feira, Donald Trump faz campanha na Flórida, Carolina do Norte, Pennsilvânia, New Hampshire e Michigan.

Hillary Clinton também passa pela Pennsilvânia e pelo Michigan.

As mais recentes sondagens dão cinco pontos de avanço à candidata democrata (44% contra 39%) face ao candidato republican.

As eleições são na terça-feira (madrugada de quarta em Lisboa).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fausto
    08 nov, 2016 Lisboa 00:10
    Os mails da ir ali ocupam menos espaço que os 3 terabytes do processo Sócrates hehehe...são todos farinha do mesmo saco.
  • António Costa
    07 nov, 2016 Cacém 15:16
    E é por essas e por outras que às vezes os "drones" são enviados por engano e acertam onde não devem. Sempre com a mania das "pressas" , nos EUA....
  • 07 nov, 2016 Alverca 10:52
    Este Sr parece o Sporting e o FC Porto, sempre a protestar ! e a arranjar desculpas para a derrota !!!
  • Guru
    07 nov, 2016 lisboa 10:45
    Esta campanha Americana é um CIRCO...este até simula um pseudo atirador no comício para se armar em vitima eh eh mas que encenação ridícula...e o povinho mama tudo!
  • WTF
    07 nov, 2016 V Gaia 08:42
    Com a vitória de Trump a prisão de Hillary fica mais próxima... Viva Trump !!!
  • Madala
    07 nov, 2016 Évora 08:14
    Então pá, o que é que o Obama está lá a fazer? Tem de dar uma ajudinha.....

Destaques V+