Tempo
|
A+ / A-

Caso Clinton/FBI. “Se tiver efeitos vai lançar enorme mancha sobre o processo eleitoral”

06 nov, 2016 - 15:30 • José Pedro Frazão

Nas vésperas das presidenciais americanas, Santana Lopes e António Vitorino debatem o possível impacto nas urnas da investigação federal em curso à caixa de correio electrónico da candidata Hillary Clinton.

A+ / A-

António Vitorino e Pedro Santana Lopes criticam duramente a acção do FBI ao reabrir a investigação sobre as mensagens de correio electrónico trocadas em privado por Hillary Clinton. A decisão do director James Comey foi vista pelos democratas norte-americanos como uma interferência relevante na recta final da campanha presidencial.

“Era difícil inventar qualquer coisa mais para fazer à senhora Clinton. O que é incrível e incompreensível é o que fez o director do FBI. É inaceitável e contraria a tradição de que nos EUA não falam de investigações para lá de um prazo antecedente de um acto eleitoral”, afirma Pedro Santana Lopes no programa “Fora da Caixa” da Renascença.

O antigo primeiro-ministro considera que as consequências destas eleições vão colocar o sistema político americano em debate nos próximos anos.

“O senhor Trump não se tem cansado de dizer que se ganhar Clinton teremos uma questão constitucional por causa da investigação. E que questão haverá se a senhora Clinton não ganhar por causa disto, com a suspeita sobre o funcionamento das instituições de justiça norte-americanas? “, questiona Santana Lopes.

Por seu lado, António Vitorino estranha a falta de investigações dirigidas a Trump por comparação com o escrutínio a que Clinton está a ser sujeita.

“ O New York Times trouxe provas irrefutáveis de que o senhor Trump fez fraude fiscal. É espantoso como é que isso não dá origem a uma investigação equiparável no mínimo. Nivela-se por baixo, mas ao menos nivelava-se”, afirma o antigo comissário europeu, para quem “esta discriminação” não tem explicação.

E se o “caso dos emails” for decisiva na eleição? “ Se tiver efeitos eleitorais isso vai lançar enorme mancha sobre este processo eleitoral. A democracia americana já teve o célebre caso dos votos na Florida e poderemos estar perante uma situação semelhante.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+