Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trabalhadores judiciais “assustados”. Temem novo colapso do Citius

05 nov, 2016 - 11:46

No programa Em Nome da Lei da Renascença, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Judiciais diz que já avisou a ministra da Justiça. A bastonária da Ordem dos Advogados acusa os Tribunais de falta de cultura democrática.

A+ / A-
Citius. "O que aconteceu em 2014 pode voltar a acontecer"
Citius. "O que aconteceu em 2014 pode voltar a acontecer"

Veja também:


O colapso da plataforma informática Citius pode repetir-se já em Janeiro, avisa o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Judiciais, Fernando Jorge, no programa Em Nome da Lei da Renascença.

O que aconteceu em 2014, quando desapareceram milhares de processos da plataforma informática da Justiça, pode voltar a acontecer por causa das alterações feitas pela actual ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, no mapa judiciário, receia Fernando Jorge.

“Em Janeiro vamos ter outra transferência de processos. Vai haver uma nova reorganização judiciária, com a desmultiplicação, e bem, de alguns tribunais de família, nomeadamente com a alteração das designações e os processos vão ter que ser outra vez transferidos informaticamente”, explica.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Judiciais está “assustado” com a possibilidade de um novo bloqueio da plataforma Citius e diz que já avisou a ministra da Justiça.

“Nós estamos assustados, porque aquilo que aconteceu em 2014, que foi muito grave, pode voltar a acontecer. Já alertámos o Ministério da Justiça, esperemos que estejam a cuidar dessa situação. Há uma equipa de informática que está sedeada em Coimbra e que deve estar virada para isso, mas normalmente aqui há uma lógica política. Essa equipa com quem falámos há cerca de um mês, um mês e meio, não tinha ainda indicações nenhumas para trabalhar nesta nova necessidade que existe de transferência de processos, porque estava entretida com alterações no Tribunal de Sintra”, lamenta o sindicalista.

Bastonária denuncia falta de cultura democrática nos tribunais

Em debate no programa Em Nome da Lei deste sábado esteve também a má imagem que os portugueses têm da Justiça, de acordo com um estudo feito pela Deco.

A actual bastonária da Ordem dos Advogados, Elina Faga, acusa os Tribunais de falta de cultura democrática. Apesar das garantias legais, continuam a ser práticas o adiamento de julgamento e arrolar “dez testemunhas para a mesma hora, como se fosse possível ouvir dez pessoas numa hora”.

“Continua a haver falta de meios, continua a não haver capacidade de resposta e continua a haver uma denegação da justiça em que, muitas vezes, a classe média não tem capacidade de recorrer ao sistema de justiça para dirimir os seus litígios”, descreve Elina Fraga no programa Em Nome da Lei da Renascença.

A bastonária admite que contribui para a imagem de falta da independência da Justiça haver tantos deputados que defendem também interesses privados, enquanto advogados.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carolina Ribeiro
    05 nov, 2016 Almada 21:21
    Quem se safou no outro apagão?Sabem!.Nem eu. Agora este novo já deve estar encomendado para outra cena parecida com o outro. Quem vão apagar desta vez.Senhor sindicalista peça aos seus sócios para estar atentos e tomar nota a quem interessou o apagão. Basta um lapis e papel e tomar nota dos apagados e assim os sócios do seu sindicato fazem um favor a si próprios e ao País.
  • Renato Pimenta
    05 nov, 2016 Albufeira 16:58
    O sindicato tem como sigla SFJ ... Sindicato dos Funcionários Judiciais!
  • Soldier
    05 nov, 2016 Carrazeda 16:52
    Pois, é o que da' por uns burros quaisquer que nem o 12 tem a escrever software. É preciso um curso. Mas infelizmente após o 25 de abril foi determinado que burros que nem a escola conseguem fazer, cujos paizinhos batem nos professores são mais do que engenheiros ou médicos. Agradeçam ao 25 de abril

Destaques V+