Tempo
|
A+ / A-

O que encontraram os investigadores no túmulo de Jesus?

02 nov, 2016 - 18:35

A National Geographic Society revela os resultados preliminares da pesquisa à Edícula (“pequena casa”) da Basílica do Santo Sepulcro.

A+ / A-

Veja também:


Durante uma janela temporal de apenas 60 horas, uma equipa de investigadores teve a oportunidade de estudar o túmulo de Jesus Cristo, o local mais sagrado da Cristandade, que estava fechado desde 1555.

O túmulo foi aberto na noite de 26 de Outubro, por um grupo de cientistas da Universidade Nacional e Técnica de Atenas.

A National Geographic Society revelou esta semana os resultados preliminares da “radiografia” à Edícula (“pequena casa”) da Basílica do Santo Sepulcro.

  • Partes do túmulo original de Jesus Cristo chegaram aos nossos dias. Resistiram a séculos de estragos, destruição e à reconstrução da Igreja do Santo Sepulcro, na parte antiga de Jerusalém, entre 1808 e 1810, na sequência de um incêndio.
  • Quando os investigadores abriram o túmulo, inicialmente, apenas encontraram uma camada de material de preenchimento na parte de baixo.
  • Mas à medida que continuaram as suas pesquisas depararam-se com uma segunda laje de mármore, com uma cruz cravada.
  • Na noite de 28 de Outubro, a poucas horas do prazo para voltar a fechar o túmulo, os esforços dos investigadores “revelaram intacto” o leito original do túmulo, feito de pedra calcária.
  • Confirmaram a existência de pedra calcária original na caverna da Edícula, a pequena capela datada do século XVIII onde se encontra o túmulo de Jesus Cristo. Para tal, foi feita uma abertura na parede interior sul do templo para expor a parede da caverna aos olhos humanos.
  • “Não podemos dizer que temos 100% certeza, mas parece haver provas concretas de que a localização do túmulo não foi mudada ao longo do tempo, algo que os cientistas e historiadores questionaram durante décadas”, afirma Fredrik Hiebert, arqueólogo da National Geographic Society.
  • “Esta é a pedra santa alvo de devoção durante séculos, mas só agora pode ser vista”, anunciou a supervisora científica Antonia Moropoulou.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • norma Terezinha de j
    27 fev, 2018 Itararé E.S.P 06:37
    Maravilhosa descobrir sobreo local que foi enterrado nosso mestre Jesus é que hj podemos ver vazio cm o sinal da vitória .
  • ANTÓNIO JOSÉ LOURENÇ
    23 mar, 2017 Baixa da Banheira 11:29
    Uma pergunta; isto tudo serve para quê afinal.... mais peregrinações? mais negócios,usando e abusando do Nome do Senhor Jesus Cristo. Para enganarem as pessoas, dizendo-lhes que se forem ao túmulo vão para o céu.Jesus está vivo,e precisa ser adorado em Espírito e em Verdade.( João 4:24). Imaginem se a Arca dos Mandamentos, ou a Arca de Noé aparecessem. Deus é infinito em sabedoria, por esse motivo ninguém sabe os onde se encontram.
  • joaquim
    05 jan, 2017 Guimarães 05:00
    Se um seguidor de outra crença vos convidar para comer e vós aceitardes o seu convite, comei de tudo o que vos for servido e nada indagueis. Jesus de Nazaré
  • joaquim
    05 jan, 2017 Guimarães 04:49
    Nada podeis esconder do Pai do céu, pois Ele conhece os vossos corações. Jesus de Nazaré
  • joaquim
    05 jan, 2017 Guimarães 04:35
    Não vos deixeis vencer pelo mal, mas vencei o mal fazendo o bem. Jesus de Nazaré
  • joaquim
    05 jan, 2017 Guimarães 04:31
    Se um cego guiar outro cego, cairão ambos no precipicio. Jesus de Nazaré
  • joaquim
    05 jan, 2017 Guimarães 04:17
    Quem olha para trás depois de deitar a mão ao arado, não é apto para o reino do céu. Jesus de Nazaré
  • joaquim
    04 jan, 2017 Guimarães 23:40
    Pai, bendito Sejas. Venha o Teu reino e faça-se a Tua vontade, assim como no céu, também na terra. Sacia-nos com o pão da vida. Perdoa as nossas dívidas quando nós perdoamos as dívidas dos nossos devedores. Dá-nos força para não cedermos à tentação para que o mal não invada o nosso coração. Jesus de Nazaré
  • joaquim
    31 dez, 2016 Guimarães 18:29
    Se dois homens fizerem as pazes entre si, dirão à montanha: " afasta-te! ", e ela afastar-se-á. Jesus de Nazaré
  • joaquim
    31 dez, 2016 Guimarães 18:03
    Sê generoso com o teu próximo, mesmo com aqueles que não te estimam. Jesus de Nazaré