Tempo
|
A+ / A-

Marcelo e Costa convidam líderes ibero-americanos para centenário de Fátima

29 out, 2016 - 18:46 • Eunice Lourenço

Representantes portugueses falaram na cimeria-ibero-americana, onde também participa António Guterres.

A+ / A-

O Presidente da República e também o primeiro-ministro convidaram os líderes ibero-americanos para irem a Fátima no próximo ano, quando se celebra o centenário das aparições. António Costa também acrescentou o convite para que visitem Portugal e, em particular, Lisboa que vai ser capital ibero-americana da Cultura.

O convite foi feito na cimeira ibero-americana que decorre em Cartagena das Indias. Depois de um momento de debate interno entre os chefes de Estado e de Governo e no qual também participou António Guterres como secretário-geral indicado das Nações Unidas, os trabalhos foram abertos à comunicação social para as intervenções de alguns dos participantes.

Por Portugal, falou primeiro Marcelo, que defendeu uma aposta na educação das crianças para que depois como jovens possam fazer a opção pela paz e pela democracia. O Presidente português também voltou a fazer um rasgado elogio a António Guterres e ao processo de eleição nas Nações Unidas.

António Costa, por seu lado, centrou a sua intervenção na economia, salientando o facto de Portugal e Espanha, os dois países que são simultaneamente da União Europeia e da comunidade ibero-americana, serem aqueles que dentro da UE mais defendem a realização de acordos com outras partes do mundo.

Já na conferência de imprensa portuguesa da Cimeira, o Presidente da República justificou o convite para o centenário de Fátima com o interesse manifestado por vários participantes da Cimeira. Segundo Marcelo "vários" chefes de Estado e de Governo manifestaram esse interesse e vão visitar Portugal em Maio do próximo ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Otário cá da quinta
    30 out, 2016 Coimbra 11:41
    É muito mau, misturar politica com religião. Estamos a voltar muito ao passado. Já chega as palhaçadas que certas câmaras do país fazem todos os anos a " entreter" o povo, com espetáculos da vivencia da Idade Média .É PARA NOS IRMOS ACOSTUMANDO .
  • DS1961
    30 out, 2016 Lisboa 01:03
    Mas como é possível alguém convidar outrem para uma casa que não é a sua? Fátima é o Altar do Mundo e todos receberá mas os portugueses querem é que o Papa Francisco nos venha abencoar e a esta Terra de Santa Maria.
  • Maria Santos
    29 out, 2016 Almada 21:20
    ?! E eu que pensava que o Estado Português era Laico! É ou não? Esclareçam-me. s.f.f.
  • Joaqim
    29 out, 2016 Tojal 20:16
    Igreja é lugar de oração e respeito 13/05/2016 Treze de maio, na Cova da Iria, eis que ali Estive para anunciar àquele povo que Jesus já estava pronto para Voltar, mas não deram o devido respeito, e de lá para cá mudou quase tudo. A Igreja primitiva aos pouco vem fazendo o que não devia. Até ali tudo estava como Deus queria. Foi só deixar as coisas acontecerem, de seguida veio a guerra. Poucos me deram ouvidos. Hoje, Fátima só existe no nome, mas o devido respeito já não existe. Os padres deixam de fazer como no início. Num lugar sagrado não poderia vir uma seita perigosa misturar-se no seu seio. Para Mim está sendo uma afronta, e para Jesus muito mais ainda. Agora Eu, Maria, pergunto: onde está a fé que ali existia? Igreja é lugar de oração e muito respeito. Se os leigos dão pouca importância ao respeito, então já não é mais a Igreja que sempre foi: primitiva. O próprio inimigo vem tomando conta. É daí que cada ano que se passa, Portugal vai ficando cada vez mais confuso. Como Rainha do Céu e da Terra peço, pela última vez: deem mais um pouco de respeito a esse país, porque foi em Portugal que derramei as bênçãos de Deus. Mas, onde estão as autoridades eclesiásticas que nada fazem para mostrar …. que, se não houver junto, na escolha de um novo presidente, um membro da Igreja Católica, tudo pode acontecer, não como foi a segunda guerra mundial, mas o extermínio destas nações que deveriam servir de exemplo para o mundo inteiro. confirme em ceifadores
  • Kimkas
    29 out, 2016 Porto 19:38
    Sim que venham todos, mas a pé e descalços.

Destaques V+