Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Comandos. Relatórios das autópsias confirmam mortes por golpe de calor

28 out, 2016 - 16:48

Notícia avançada pela RTP é conhecida no dia em que o Exército anunciou a abertura de um terceiro processo disciplinar a um oficial envolvido na instrução do 127.º curso de Comandos, em que morreram dois militares.

A+ / A-

Os relatórios das autópsias confirmam que os dois comandos do curso 127.º morreram devido a golpes de calor, avança a RTP.

O Instituto de Medicina Legal tinha anunciado que o relatório da autópsia do jovem militar Dylan Silva foi enviado esta sexta-feira ao DIAP de Lisboa, um dia após a entrega do resultado da autópsia de Hugo Abreu ao Ministério Público.

As conclusões das autópsias são conhecidas no dia em que o Exército anunciou a abertura de um terceiro processo disciplinar a um oficial envolvido na instrução do 127.º curso.

Dois militares morreram na sequência do treino do 127.º Curso de Comandos na região de Alcochete, no distrito de Setúbal, que decorreu no dia 4 de Setembro, e vários outros receberam assistência hospitalar.

No dia 20 de Outubro, o Exército já tinha anunciado que tinha aberto dois processos disciplinares por terem sido apurados "indícios da prática de infracção disciplinar" na sequência do processo de averiguações instaurado no âmbito do 127.º curso de Comandos.

No dia seguinte, questionado pela Lusa, o porta-voz do Exército, Vicente Pereira, confirmou que aqueles militares continuam a desempenhar as suas funções no 127.º curso, frisando que a suspensão de serviço é em si mesma "uma pena disciplinar passível de ser aplicada, nos termos do Regulamento de Disciplina Militar (RDM), no final do processo e em caso de acusação e condenação".

Além do processo de averiguações interno aberto pelo Exército as mortes estão ainda a ser investigadas pelo Ministério Público e pela Polícia Judiciária Militar.

Os dois enfermeiros militares ouvidos terça-feira, como arguidos, pelo Ministério Público, no inquérito à morte de dois alunos do curso de Comandos, ficaram com Termo de Identidade e Residência (TIR), anunciou a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • vitor
    18 nov, 2016 lisboa 15:48
    Para o Madala. Tive um colega meu que foi Comando em Angola e quando estava calor abrigavam-se a um sombra para emboscar o inimigo. Não foi como neste caso em que com 40º andavam a fazer exercício fisico e a correr. É muito diferente.
  • Critico
    29 out, 2016 Lisboa 00:57
    Só quem não esteve na tropa é que não sabe: muitos cabos, sargentos e outros são umas autênticas "bestas", se calhar levam "porrada" da mulher lá em casa e depois vem-se armar em valentões com os recrutas indefesos! isso devia acabar! é só para alimentar o tacho dos senhores coronéis e generais e ao mesmo tempo ir capitalizando as suas boas reformas! a tropa neste país só serve para consumir dinheiro aos contribuintes! não serve para quase nada! ninguém nos vai invadir! somos muito pequenos e não contamos para o "totobola", as suas "missões" internacionais são uma grande treta, é só para andarem entretidos a dar uns tirinhos, e ganharem uns "cobres", acabem com a tropa e invistam mas é nas forças de segurança interna (polícia) que tem sido muito maltratados!.
  • Luis Valente
    28 out, 2016 Redondo 23:04
    Talvez não voltarei a "opinar" nesta pagina. HONRA.
  • Luis
    28 out, 2016 Lisboa 20:36
    VItor Gomes. Os alemaes estavam muito bem preparados e não deixaram de morrer de frio na Russia.
  • Madala
    28 out, 2016 Évora 20:21
    Lamento as mortes, mas estou a ver que estes comandos njnca poderão actuar em locais como Iraque ou Afeganistão. O calor que passei e passámos em Africa, com temperaturas parecidas com estas e muitas vezes a racionar a água, coisa que estes aqui não passaram..Não dá para entender . Será que eles se aperceberam da sede?
  • vitor gomes
    28 out, 2016 mem martins 18:31
    lamento a morte destes jovens mas quer dizer se estiver calor o nosso exercito nao pode combater mas que raio de exercito temos e entao comandos que deviam ser duros fortes estarem prontos para qualquer extremos vao ver comandos de outros paises meu deus o que lhes fazem desculpem nao compreendo estamos como o raul solnado na comedia da guerra lamento o que aconteceu e as familias mas entao nao vao para as forças armadas comparado com outros paises deviam ver como era
  • Luis
    28 out, 2016 Lisboa 18:29
    Exercicios levados ao limite fisico e psicologico debaixo de calor excessivo é criminoso. Deixar morrer as vitimas do exercicio é crime em cima de crime. Os Páras e os Fusos também são tropa especial com niveis de operacionalidade iguais aos comandos. Quer nuns quer noutros nunca se verificaram estas tragedias. Porque será?
  • atento
    28 out, 2016 viseu 17:16
    Uma coisa que me esta a fazer uma tremenda confusão, eu sei que vivo na província. E sou considerado por alguns um provinciano. Mas porque rezão o comandante e o ministro que tutela este ministério, não estão a ser julgadas?

Destaques V+