Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

De malas e mochilas migrantes começam a abandonar campo em Calais

24 out, 2016 - 07:02

Muitos migrantes vão ser transferidos, em 60 autocarros, para os mais de 400 centros de acolhimento e orientação espalhados por França.

A+ / A-

Na "Selva", como é conhecido o campo de refugiados e migrantes em Calais, França, estão entre seis mil e oito mil migrantes – esta segunda-feira, sob o olhar atento de 1.250 polícias, que os vão acompanhar aos pontos de encontro determinados pelas autoridades, para dar início à evacuação do espaço.

Os migrantes vão ser transferidos para os mais de 400 centros de acolhimento e orientação espalhados pelo país.

Segundo as autoridades, mais de 60 autocarros vão fazer o transporte de, pelo menos, dois mil pessoas oriundas, na sua maioria, do Afeganistão, do Sudão e da Eritreia.

As autoridades francesas anunciaram, na sexta-feira, que o campo de Calais, no norte de França e perto do canal da Mancha, começaria a ser evacuado a partir de hoje.

No domingo, houve confrontos quando a polícia teve de intervir, recorrendo a gás lacrimogéneo, para dispersar algumas dezenas de migrantes que atiraram pedras contra as autoridades.

Prometida desde há várias semanas pelo governo socialista, a evacuação acentuou a polémica sobre o acolhimento dos migrantes em França, a alguns meses das eleições presidenciais.

O assunto suscitou também tensões entre Paris e Londres. "Teremos sucesso neste desafio humanitário", prometeram os ministros do Interior, Bernard Cazeneuve, e da Habitação, Emmanuelle Cosse, em artigo publicado na sexta-feira no diário “Le Monde”. As organizações não-governamentais (ONG) no terreno alertaram, por outro lado, contra os riscos de "catástrofe" de uma operação precipitada.

O destino de 1.290 menores que se encontram isolados no campo constitui um dos aspectos mais complexos desta operação, com muitos a referirem pretender alcançar o Reino Unido, onde dizem ter familiares.

Allaodil, um rapaz sudanês de 14 anos, vagueia pela lixeira do campo, em busca de restos, a tremer envolvido num cobertor. À agência Reuters disse querer ir ter com o irmão a trabalhar no Reino Unido há três anos.

Apesar das autoridades britânicas conhecerem o seu caso, não sabe se vai conseguir autorização para viajar ou vai ter de aderir ao programa de realojamento em França.

A "Selva" de Calais vista do céu antes do muro
A "Selva" de Calais vista do céu antes do muro
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vem aí o carnaval...
    25 out, 2016 lisboa 20:15
    Amanhã essas malas e mochilas transportarão outras coisas mais ardentes na Europa.... Os meninos vão querer brincar ao carnaval das arábias com o patrocinio dos nossos políticos traidores.
  • fanã
    24 out, 2016 aveiro 16:47
    Sr. Mario espero que nunca seja vitima de qualquer "exercito de Hitler's", portanto um pouco de contenção P .F.....!
  • Mario
    24 out, 2016 Portugal 13:10
    São vários milhares de refugiados a viver à custa das seguranças sociais. Nenhum trabalha mas tudo têm. Muitos Europeus não têm emprego nem segurança social vivendo de caridade. Isto é que governantes actuais criaram. A Europa precisa é de um exercito de Hitlers a ver se isto muda.
  • asilva
    24 out, 2016 adelaide 10:25
    Acho que toda a gente neste mundo tem direito a um nivel de vida do seculo em que vive. As Nacoes Unidas como o nome descreve (NACOES UNIDAS) nada tem feito nestes ultimos 60 anos para resolver os problemas nos Paises desta gente. Nacoes Unidas ficam assim, como um clube so para a criacam de "tachos" para os "espertos". Nos ultimos 70 anos, todas estas organizacoes criadas para resolver problemas do mundo tem sido apenas um "clube" para a promocao dos chamados "smart people"... muita propaganda, muita conversa bonita, "plenty nice people around, but no action". Esta gente deveria estar nos seus paises "lutando" para a mudanca e "lutando" para o desenvolvimento dos seus Paises... imagine-se a quantidade de postos de trabalho que este "movimento" criaria... mas a guerra e um grande negocio para muitos Paises a volta do mundo...Esta e sem duvida um geracao de gente perdida !!!!
  • 24 out, 2016 Lisboa 07:54
    espero que com o Guterres a fazer figura de bonzinho e com a politicada da cor dele no poleiro não tragam esses lixo para sustentarmos com os nossos impostos!!!

Destaques V+