Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Iraque. Civis “estão a servir de escudos humanos” em Mossul

21 out, 2016 - 22:36

O alerta é das Nações Unidas.

A+ / A-

Terroristas do Estado Islâmico raptaram 550 famílias em Mossul, no Iraque, e estão a mantê-las como escudos humanos. É a denúncia da porta-voz das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Nesta altura, prossegue, com o apoio da coligação internacional, a ofensiva das tropas iraquianas ao último reduto do autoproclamado Estado Islâmico no país.

“Estamos muito preocupados com as informações de que o Estado Islâmico está a usar civis à volta de Mossul como escudos humanos à medida que as forças iraquianas avançam, mantendo civis próximos dos seus comandantes, o que pode resultar em baixas civis”, disse o comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

Zeid Ra'ad al Hussein considera mesmo que há “o grande perigo de que os combatentes do EI optem por matar esses civis”.

Forças iraquianas e curdas, com apoio aéreo da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, estão a realizar operações para tentar recuperar a cidade ao grupo terrorista.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Oliveira
    22 out, 2016 Lisboa 11:25
    no Iraque é que tem escudos humanos? e em Allepo-Siria não há?
  • António Costa
    22 out, 2016 Cacém 08:53
    Será que é muito difícil consultar um mapa? O EI não provoca um atentado de 6 em 6 meses. A Guerra Continua que mantém com exércitos "regulares" na Síria e no Iraque exige o fornecimento continuo de armas e munições! Não se trata de ataques "esporádicos" de guerrilha! Só a entrada de abastecimentos em armas e munições pela fronteira turca permite aos grupos radicais sunitas manter a Guerra Continua na enorme extensão de território que controlam! Os portugueses, que estiveram envolvidos numa guerra colonial, sabem perfeitamente que até forças de guerrilha "modestas" em comparação com o EI, precisavam de apoio internacional e de santuários em países vizinhos!

Destaques V+