Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Novo resgate? “Estamos pendurados em coisas muito ténues”, diz Ferraz da Costa

20 out, 2016 - 00:03 • Raquel Abecasis (Renascença) e Vítor Costa (Público)

Em entrevista à Renascença e ao “Público”, o presidente do Fórum para a Competitividade alerta que "as taxas de juro já estão a subir" e diz que os políticos não tiveram capacidade de "tomar decisões" para resolver os problemas da banca.

A+ / A-
Novo resgate? “Estamos pendurados em coisas muito ténues”, diz Pedro Ferraz da Costa
Novo resgate? “Estamos pendurados em coisas muito ténues”, diz Pedro Ferraz da Costa

Veja também:


O presidente do Fórum da Competitividade diz que não gostava que Portugal tivesse um segundo resgate, mas admite, em entrevista à Renascença e ao “Público” (que pode ouvir na Renascença esta quinta-feira, às 12h00), que estamos presos por “coisas muito ténues” e critica a falta de decisão dos governos. Pedro Ferraz da Costa considera que o “Governo não inspira confiança nenhuma a grande parte dos investidores”.

Portugal está livre de um novo resgate?

Gostaria imenso que não tivéssemos de passar por um segundo resgate.

É um risco?

Neste momento estamos pendurados em coisas muito ténues.

O economista Vítor Bento dizia que estamos a construir uma cabana de palha. Concorda?

Absolutamente. Os políticos de todo o mundo e os europeus em particular conseguiram culpabilizar quase totalmente o sistema financeiro pelas dificuldades que tivemos. E se é verdade que muitos são criticáveis, não tinham o exclusivo da culpa. Vários governantes colaboraram para todas estas bolhas de crédito imobiliárias que houve no mundo numa tentativa que os políticos têm sempre que é: se não lhes posso dar rendimento, pelo menos dou-lhes crédito. Como os políticos acharam que era muito prático dizer que os culpados eram os banqueiros, a opinião pública ficou à espera que os políticos batam nos banqueiros.

Tivemos uma suposta “saída limpa” do resgate e estamos outra vez a falar em casas de “palha” apesar de termos saldos primários positivos no Orçamento do Estado (OE). Os grandes problemas estão na banca?

Os espanhóis fizeram o mesmo tipo de disparates, mas reconheceram que tinham uma bolha imobiliária. Nós não. Têm muita corrupção dentro do sistema, nós também. É preciso resolver, eles resolvem. Nós empurramos com a barriga. Quando tivemos o acordo com a “troika”, a Espanha, que tem mais peso político, resistiu e teve um resgate para o sistema financeiro que foram à volta de 60 mil milhões de euros.

Nós tivemos 12 mil milhões e usámos metade.

É a tal incapacidade de tomar decisões. Os espanhóis, num tempo relativamente curto, sanearam o sistema financeiro. Foi tudo perfeito? Não sei. O resultado foi muito bom e o sistema bancário está a ter um papel importante em relação maior crescimento de Espanha. Todas as pessoas que têm alguma experiência no resgate de países ou de bancos dizem: decida como quiser, mas decida depressa.

Sem acordos para o investimento arriscamos um segundo resgate?

Ninguém sabe quanto tempo é que dura esta política monetária do Banco Central Europeu (BCE). É relativamente evidente que não nos conseguimos financiar nos mercados à taxa de juro que conseguimos obter no BCE. As taxas de juro já estão a subir e subiram mais do que qualquer outro país europeu o que é um sinal de risco.

Ou fazemos alguma coisa rapidamente ou corremos um risco de novo resgate?

A política monetária do senhor Mario Draghi começou acompanhada da afirmação que isto era para comprar tempo para fazer alterações. Não era para ir vivendo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui
    20 out, 2016 Silves 16:57
    Em pseudo-lideres que mudam sedes fiscais para fugir ao fisco por exemplo
  • Pinto
    20 out, 2016 Custoias 14:19
    Continuar a tirar aos pobres para darem aos ricos continua a não funcionar. O governo meteu mais de 561 milhões no BPN e depois dizem que repor os quatro feriados custou 200 milhões de euros. O governo cobra em euros o que devolve em cêntimos, é inadmissível continuar o país com um salário mínimo de 530.00€, a economia só avança se as pessoas tiverem dinheiro. Os grandes benefícios, que já tiveram as as empresas, consegue-se analisar que a desonestidade, fugas aos impostos e outros crimes fiscais não abrandaram. assim, as mudanças têm de ser radicais, a economia só avança se as leis tributárias forem mais justas e os corruptos forem presos e despojados do seu património até à terceira geração. Chega de de manter vigaristas e ladrões.
  • Jorge
    20 out, 2016 Lisboa 14:15
    Até eu preciso de ser resgatado aí preciso sim, olhei para o saldo da minha conta e deu-me um trecolareco
  • DEMAGOGIA DO COSTA
    20 out, 2016 Lisboa 10:52
    Sim, é verdade, temos um governo que navega à bolina sem espírito reformador, sem estratégia e que apenas pretende a sobrevivência política de um homem, Costa, que mais parece um vendedor da banha da cobra ainda por cima mentiroso compulsivo e que continua a criar ilusões ao povo com a retórica populista do virar a página da austeridade que é uma grande mentira.Com um mão dá mais (poucochinho) de salários e depois, com os impostos indirectos acabamos por ficar com menos criando a ilusão de que tudo vai bem no burgo o que é uma monumental mentira, embuste e é manobra de retórica típica de um populista demagogo.
  • Eugénio Rodrigues
    20 out, 2016 Angra do Heroísmo 08:26
    A falta de qualidade do patronato nacional será uma delas.

Destaques V+