Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Reacções ao Orçamento. “Impostos, impostos e mais impostos”

14 out, 2016 - 22:17

Os partidos da direita acusam o Governo de abrir o período de "caça ao contribuinte". Esquerda destaca devolução de rendimentos aos portugueses.

A+ / A-

Veja também:


"Estamos aqui em Bragança, no Nordeste Transmontano, onde a caça é relevante, de facto parece que abriu a época da caça ao contribuinte, porque todos os impostos ou foram mexidos ou foram agravados ou foram criados novos impostos". Assunção Cristas, líder do CDS-PP.

“Impostos, impostos e mais impostos. São mais 3.600 milhões de euros em impostos e contribuições. O Orçamento traz pelo menos 12 cargas de impostos a pagar pelos portugueses. Na sobretaxa de IRS o Governo preferiu enganar os portugueses. Não é sério”. Leitão Amaro, deputado do PSD.

"Não posso dizer que [Bloco de Esquerda, PCP e PEV] estejam a 100% de acordo com aquilo que está no Orçamento, mas o grau de divergência que existe não inviabiliza a sua aprovação". Primeiro-ministro, António Costa.

O porta-voz do PS defende como adequada "a ponderação" feita pelo Governo de adiar a devolução da sobretaxa integral para os escalões mais altos, justificando-a com uma "maior distribuição de rendimentos aos escalões mais baixos". "O PS sempre disse que a sobretaxa acabaria em dois anos, 2016 e 2017, esse foi o compromisso eleitoral que estabelecemos e é isso que estamos a fazer. No Orçamento do ano passado, de facto, foi estabelecido que a sobretaxa acabaria a 1 de janeiro de 2017 para todos os contribuintes. Por razões de escolha política e a necessidade de financiar outras medidas, foi feita uma ponderação pelo Governo". João Galamba, do PS.

"De facto, valeu a pena lutar pelo aumento das pensões. A proposta que está incluída na proposta de lei prevê um aumento de 98% das pensões e reformas durante o ano de 2017, de uma forma ou de outra, quer pela segurança Social, quer pela Caixa Geral de Aposentações". João Oliveira, líder parlamentar do PCP.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joao
    15 out, 2016 Leiria 04:14
    Politica cínica, tipica da esquerda. Reposição salarial e aumento pensões. Mas depois aumentos impostos em tudo. No final não há aumentos nenhuns. Aumentam as pensões de 240 ate 640 os que recebem 200 como recebem muito e foram aumentados anteriormente não precisam. Mas os de 640 sem dúvida.

Destaques V+