Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sampaio. “Protecção dos refugiados não pode ser à la carte”

12 out, 2016 - 16:03 • Rosário Silva

Antigo chefe de Estado critica a União Europeia pela sua “incapacidade e falta de visão estratégica” para lidar com o problema dos refugiados.

A+ / A-

O ex-presidente da República Jorge Sampaio mostrou-se indignado com o com o acolhimento dado aos refugiados na Europa. “Temos exemplos que são absolutamente indecentes”, alertou.

“A incapacidade política dos líderes europeus em pôr em prática uma política atempada de acolhimento a refugiados explica, pelo menos em parte, que se tenha chegado à situação actual, absolutamente inimaginável, se pensarmos que a União Europeia é uma comunidade de valores no respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais”, referiu.

Jorge Sampaio falava quarta-feira no decorrer do ciclo de conferências “Direitos humanos e desenvolvimento sustentável”, organizado pela Universidade de Évora.

“A protecção dos refugiados não é opcional, nem pode ser à la carte. Não é um restaurante onde a gente escolhe o bife ou a posta de pescada”, acentuou o ex-Presidente da República perante uma plateia de alunos onde se encontravam quatro alunos Sírios que estudam, actualmente, nessa instituição.

“Refugiados no Mundo e a criação de um mecanismo de resposta rápida para a educação superior nas emergências”, foi o tema que levou ao Alentejo, o antigo chefe de Estado.

“Temos hoje exemplos que são absolutamente indecentes”, disse indignado e confessando que as pessoas e ele próprio “sente-se mal quando vê o arame farpado na Hungria”.

Fenómeno não vai abrandar

Sampaio falou da dimensão e admitiu a complexidade de um “fenómeno” que, garante, “não vai abrandar”.

“É uma situação que não é comparável. Em 1950 tínhamos um milhão de refugiados. Actualmente, mais de 70 milhões de pessoas são forçadas a deslocar-se”, sublinhou.

Jorge Sampaio defende uma nova visão estratégica e respostas inovadoras para um problema que deve ser atacado pela raiz.

“Para além da agenda humanitária e das questões dos refugiados, há que investir muito mais na solução política das crises” acrescentando que se assiste a algumas, mas também a “impasses em torno de se encontrarem soluções políticas com o mínimo de estabilidade para além de 48 horas”.

Na presença de estudantes, o antigo chefe de Estado recordou a criação por sua iniciativa da Plataforma Global de Apoio ao Estudantes Sírios.

“A ideia é muito simples”, explicou. “Não precisamos de reinventar a roda pois as universidades estão habituadas à mobilidade académica, a receber estudantes estrangeiros e a participarem em intercâmbios”.

Mais de 78 milhões de deslocados

Falando da necessidade de haver mecanismos, vontade mas também recursos financeiros disponíveis, lembrou que em 2013 quando a plataforma iniciou o seu programa “tinha 20 euros com os quais abriu um fundo de emergência”. A resposta deve ser, contudo, mais rápida e Sampaio tem vindo a defender junto da comunidade internacional a criação de um mecanismo de resposta rápida para o ensino superior em situações de emergência.

Para justificar a criação deste mecanismo, o ex-Presidente deu como exemplo a situação na Síria, “onde 25% dos jovens concluíam o ensino secundário e tinham acesso ao ensino superior, antes da guerra”.

Segundo dados do ACNUR, adiantou, “quando sabemos que apenas 1% dos refugiados é admitido no ensino superior damo-nos conta do hiato gigantesco a colmatar e se nada se fizer haverá gerações inteiras perdidas no que respeita aos diplomados universitários.”

Actualmente, no mundo, existem 37 focos de conflito, há 78,9 milhões pessoas entre deslocados e refugiados e a duração média de permanência num campo de refugiados varia entre os 17 e os 20 anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+