Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Taxistas: um tiro no pé

11 out, 2016 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


A manifestação de segunda-feira, que acabou por ficar junto ao aeroporto, não foi a melhor maneira de reconquistar a preferência dos utilizadores do táxi.

Tardou a regulamentação da actividade de empresas como a Uber e a Cabify. Mas a proposta do ministro do Ambiente, agora em discussão pública, parece equilibrada.

Aliás, o ministro Matos Fernandes mostrou-se aberto a alterações, algumas das quais concretizou na reunião com os dirigentes dos taxistas. E também disse, antes da manifestação, que iria reduzir o período de formação profissional dos taxistas, aproximando-o do exigido à Uber e à Cabify. Empresas que o ministro não quer eliminar nem contingentar (quanto ao número de carros, por exemplo). E bem, porque a concorrência é a principal defesa dos consumidores.

Os actos de violência e vandalismo, incluindo provocações a polícias, ontem, não ajudaram a causa dos taxistas. O presidente da ANTRAL havia prometido “porrada”...

Não foi a melhor maneira de reconquistar a preferência dos consumidores. Muitos destes recordam, com saudade, o tempo em que os taxistas eram uma classe profissional respeitada.

Não é que todos eles, até porventura a maioria, sejam hoje gente que não inspira confiança. Mas o que se passou ontem foi, para os taxistas, um tiro no pé.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mário Guimarães
    18 out, 2016 Lisboa 09:54
    Ainda não percebi bem isto .: O mesmo problema da Uber a querer entrar nos outros Países da Europa como está ? Em França a Uber não estava licenciada e andou a fazer transporte de pessoas, foi multada . Em Portugal andou a fazer o mesmo e não foi? Penso que Portugal ficou bem classificado como País entre os mais corruptos ultimamente. Isso é um orgulho nacional além do Guterres . Repare-se para minha estupefacção parece-me ter ouvido dizer que temos alguém ligado à política ou lá próximo como representante da Uber e os grandes escritórios de advogados que habitualmente defendem os meliantes deste País também envolvidos ? Então realmente devemos estar satisfeitos com o 25 de Abril e seus descendentes que deram entrada a esta modernização do País . Sobre os taxistas portugueses já deviam ter modificado a sua imagem . Continuo a preferir comer um "prego" à portuguesa do que comer um Mac .Literalmente defendo o que é português mesmo sendo mau e nunca irei utilizar a Uber . Tenho dito!
  • Vitor Lopes
    12 out, 2016 Lisboa 13:43
    Estou plenamente de acordo com o Dr. Francisco Sarsfield Cabral, foi realmente um tiro no pé, a manifestação deve ser ordeira e não fomentar a violência. Todos os condutores profissionais no serviço público, deviam ter uma formação obrigatória de boas maneiras e educação.
  • Carlos Silva
    12 out, 2016 Lisboa 09:42
    TIRO NO PÉ OU TIRO À QUEIMA ROUPA? Sabendo que estava a decorrer uma manifestação contra a pratica de um serviço ilegal, como é que foi possível os carros da Uber estarem a fazer o transporte para aquele local? Como é que é possível a PSP não ter retirado da área aqueles elementos que estavam nas bombas da BP numa atitude provocatória; Como é que foi possível a Uber enviar condutores e clientes dentro de carros para o aeroporto (inclusivamente para o Terminal 2) em que teriam de fazer uma gincana pelo meio dos milhares de carros em protesto. Vimos qual foi o resultado. Vimos quem ateou o rastilho ao barril de pólvora. Sabemos que os condutores da Uber são descartáveis, que são reféns dos caprichos da avaliação despótica do cliente que o despede, com uma avaliação inferior a 4 estrelas, mas é uma clara irresponsabilidade enviar para a frente dos cornos do touro os condutores e os próprios utilizadores da plataforma apenas com um objetivo: denegrir a imagem dos taxistas vítimas do seu desespero. Não havia necessidade!
  • Marques
    12 out, 2016 Lisboa 00:11
    Aos comentaristas que defendem os taxistas, possivelmente sê-lo-ão, sabem que o que os dirigentes da ANTRAL e da FPT disseram na comunicação social é crime, conforme consta no Codigo Penal e Codigo de Processo Penal? assim como o que os taxistas fizeram é também crime, previsto nos mesmos Códigos? e que a policia foi vossa amiga, pois se o oficial assim entende-se, poderiam ser detidos, os vossos dirigentes, e os que estavam à cabeça do bloqueio, confiscar e rebocar os carros e fazer-vos desobstruir a via utilizando a força? nada disto foi feito, nem será, talves porque os politicos têm medo de vocês, talvez se morrer alguém por não conseguir chegar a um hospital, devido aos vossos bloqueios, e que leve o Estado a tribunal, aí os politicos percam o medo e a vergonha, e na vossa próxima manifestação, se sairem dos eixos, ordenem à policia para vos ajudar a regressar ao vosso caminho, com juizo e respeito pela ordem publica.
  • André
    11 out, 2016 Lisboa 18:44
    Classe, que na sua maioria, é constituída por pessoas mal formadas, arruaceiros, trapaceiros. A máscara desta gente acabou por cair. Reclamavam regras para a Uber e Cabify e, assim que o governo disse que ia regulamentar foi o fim do mundo. O que estes espertalhões querem é que o monopólio não seja ameaçado. Vão todos apanhar Pokemons....
  • silva ribeiro
    11 out, 2016 guimaraes 18:37
    alguns comentadores não concordam com o Sr. Francisco S. Cabral, esquecem que todos temos opinião e devemos respeitar a dos outros. as manifestações são para angariar apoios da população e não para promover violência como alguns adoram, penso que os taxistas estão é muito mal liderados porque os seus representantes são os primeiros a incitar á violência como disse o presidente da Antral ( se houver porrada não se admirem) em vês de dizer (meus senhores sejam civilizados para assim termos a população do nosso lado) isto é que era falar. quanto á opinião do Sr. Cabral vale o que vale cada um tem a sua.
  • almague
    11 out, 2016 lisboa 15:51
    Alguns taxistas são verdadeiros arruaceiros e mal educados e grosseiroes e ordinarios. Quem já não apanhou um taxi com um condutor destes? No meu caso isto passou se: vim de férias com a familia de avião aterrando na portela . Eu resido na zona do Areeiri. Depois de metermos a bagagem na bagageira do taxi entramos e eu disse para o Areeiro. Resposta imediata do taxista:ora porra. Estou aqui ha duas horas para apanhar um frete destes.
  • João Galhardo
    11 out, 2016 Lisboa 14:40
    Caro Fernando Rodrigues, julgo que chamar de taxista a Francisco Sarsfield Cabral é. talvez, um dos piores insultos alguma vez enviados e aprovados por esta via.
  • Armindo Ferreira
    11 out, 2016 Bruxelas 14:16
    Excelente artigo. O resto é conversa.
  • FERNANDO JOSÉ RODRIG
    11 out, 2016 LEIRIA 13:13
    BOA TARDE, SOU CONTABILISTA E NÃO TENHO NADA A VER COM A SITUAÇÃO, MAS O SENHOR COMO TEM A BARRIGA BEM CHEIA, TUDO DO MELHOR NA VIDA, É QUE DIZ QUE FOI UM TIRO NOS PÉS, ENTÃO POR ESSA LÓGICA NÃO HAVIA GUERRAS, PORQUE TODOS OS ENGRAVATADOS DÃO TIROS NOS PÉS, DEVIA É ESTAR NO LUGAR DOS TAXISTA OU ESTAR CALADO.