Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Protesto de taxistas tornou-se num "problema de ordem pública"

10 out, 2016 - 21:10

Ministro do Ambiente afirma que o protesto "já não é só injusto, como parece ser ilegítimo, a partir do momento em que não foi cumprido [o percurso], ultrapassou largamente as horas em que era suposto que acontecesse".

A+ / A-

Veja também:


O ministro do Ambiente, que tutela os transportes urbanos, afirmou esta segunda-feira à noite que o protesto dos taxistas "parece ser ilegítimo", por não respeitar o plano anunciado, e que se tornou num "problema de ordem pública".

Em entrevista à SIC, pouco depois das 20h00 - hora em que as viaturas dos manifestantes continuavam a ocupar as imediações do aeroporto de Lisboa -, João Matos Fernandes disse que apenas viu as imagens dos confrontos ocorridos hoje junto ao aeroporto de Lisboa depois da reunião com os representantes dos taxistas e lamentou que o sector não reconheça que há um processo de diálogo "sempre aberto".

Para o governante, o protesto "já não é só injusto, como parece ser ilegítimo, a partir do momento em que não foi cumprido [o percurso], ultrapassou largamente as horas em que era suposto que acontecesse".

Questionado sobre quem dará ordem de desmobilização da iniciativa, João Matos Fernandes respondeu: "Quem dará essa ordem, e eventualmente já a terá dado, é a minha colega da Administração Interna. Este é neste momento um problema de ordem pública que está, e muito bem, nas mãos dela".

Sobre as declarações de representantes dos taxistas acerca da possibilidade de voltarem a ser recebidos hoje pelo Governo, o ministro disse não ver razão para que isso aconteça, já quem o executivo está a regular a actividade das novas plataformas de transporte com os objectivos de proteger os consumidores e dar garantias de que todos os carros têm condições para o transporte rodoviários, perante uma "concorrência potencialmente desleal".

Os taxistas exigem um contingente para as novas plataformas como a Uber e a Cabify (as únicas a operar em Portugal), mas o ministro sublinhou que os táxis têm esse número limite definido por prestarem serviço público.

"Não há contingente para actividades que não são serviço público", referiu.

"Divergência profunda" entre governo e taxistas. Protesto vai continuar
"Divergência profunda" entre governo e taxistas. Protesto vai continuar
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rui
    13 out, 2016 lisboa 16:57
    depois daqueles acontecimentos no aeroporto, espanta-me como sequer o governo dialoga com esta gente arruaceira, sem educação e que envergonham um país perante os turistas. Raramente usei um táxi na minha vida, mas em caso de necessidade usarei a UbER ou Cabify.... taxistas nunca mais! é uma vergonha que sequer o presidente da república equacione receber estes animais! vergonhoso!
  • Dr. Xico
    11 out, 2016 Lisboa 11:29
    Com as imagens de ontem em todas as TVs, não volto a meter-me num TAXI, a linguagem, postura, tipo de gente não dão confiança a uma familia decente viajar com estes ordinários. Ja´carreguei a aplicação da UBER/CABIFY e deviamos todos fazer o mesmo.
  • Maria Silva
    10 out, 2016 Porto 22:08
    A manifestação é um direito, mas esse direito acaba quando se fazem atos de vandalismo como vi comum motorista da UBER no aeroporto de Lisboa, fiquem chocada. Da próxima vez que precisar de transporte para o aeroporto vou usar UBER são uns cavalheiros..... dessa gente até me metem medo Acho que que a UBER e a CABIFY deviria agradecer aos táxis a promoção grátis...... Eu pessoalmente não volto a usar taxi

Destaques V+