Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guterres na ONU é o "acontecimento mais importante" desde o 25 de Abril

10 out, 2016 - 22:30

Ensaísta Eduardo Lourenço destaca a importância da escolha de António Guterres para o cargo de secretário-geral das Nações Unidas.

A+ / A-

A escolha de António Guterres para secretário-geral das Nações Unidas é "o acontecimento mais importante" para Portugal, "pelo menos desde a Revolução de Abril", defende o ensaísta e filósofo Eduardo Lourenço.

Eduardo Lourenço fez esta afirmação perante o próprio António Guterres, na cerimónia em que recebeu o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva, juntamente com o cartoonista francês Jean Plantureux, conhecido como Plantu, das mãos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Nesta cerimónia, realizada na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o ensaísta saudou Guterres já como "senhor secretário-geral das Nações Unidas", o que provocou risos na sala e depois uma salva de palmas.

"Podíamos passar a tarde inteira a bater palmas", considerou Eduardo Lourenço, defendendo que a escolha de Guterres para um tão alto lugar "na ordem política do planeta" constitui "o acontecimento mais importante", não desde o tempo de Afonso Henriques, mas "pelo menos desde a Revolução de Abril".

António Guterres foi recomendado para secretário-geral das Nações Unidas pelo Conselho de Segurança desta organização, por unanimidade e aclamação, na quinta-feira passada.

No início desta cerimónia, o antigo primeiro-ministro não quis falar aos jornalistas.

No final, questionado se a sua candidatura foi uma vitória contra os lóbis, respondeu apenas que agora o importante é "olhar para o futuro e que esse futuro tem de ser para unir, não pode ser para dividir".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Foi a Geringonça!
    12 out, 2016 lisboa 17:38
    O maior acontecimento desde o 25 de Abril que aconteceu a Portugal foi a Geringonça da quadrilha revolucionária!...
  • Costa Ferreira
    11 out, 2016 Vale de Cambra 14:42
    Vamos lá ter neutralidade no pensamento e no que se diz ou escreve. Não se pode nem deve comparar a nomeação de António Guterres com a revolução de 25 de Abril de 1974. A razão principal é de que António Guterres é o único beneficiado (para além daquelas pessoas que ele indicar como necessários para o auxiliarem na sua nova tarefa na ONU) com tal nomeação; já o 25 de Abril veio alterar completamente o sistema político de Portugal, em particular, e dos portugueses em geral. Além disso, a relação de Portugal com o resto do mundo e a Europa em particular foi muito significativa. Com António Guterres a secretário geral da ONU nada se altera, a menos que o Conselho de Segurança da mesma o permita, mas Portugal, erm si mesmo, nada vai beneficiar com a essa sua nomeação.
  • Paula
    11 out, 2016 Porto 10:41
    A meu ver, a opinião de Eduardo Lourenço reveste-se de exagero! Mas, serão amigos, e nesse contexto, está a vibrar pelo seu amigo. Assim, entende-se!
  • Kimkas
    11 out, 2016 Porto 10:16
    Portugal em bicos de pés e que não passa duma colónia da UE. Em que é que o Guterres irá beneficiar Portugal, vai apagar as dívidas do País? Irá apenas servir para mais umas festas enquanto nos afundamos em dívidas.
  • Mário Guimarães
    11 out, 2016 Lisboa 10:03
    Os que fizeram o 25 de Abril deram emprêgo de criado a Guterres ! O que é que Guterres vai dar a Portugal ? Falsos Refugiados?Estamos orgulhosos de quê de termos criados como Barroso e quejandos? Tenham juízo e vão lá a Fátima rezar para não nos acontecer qualquer coisinha má . Tenham ao menos um Bom Dia se possível !
  • Rui Veiga
    11 out, 2016 Lisboa 09:25
    Que exagero....
  • Helder
    11 out, 2016 Lisboa 09:09
    Realmente que exagero, só falta eleger o Guterres como dono de Portugal, e o amigo que é PR será o capataz, e este EL será o pastor_mor.
  • Miguel
    11 out, 2016 lisboa 06:11
    Que exagero! Até parece que Portugal vai ganhar alguma coisa por ter uma marioneta do clube bielderberg na presidência da ONU...

Destaques V+