Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Conselho de Segurança não se entende sobre a Síria

08 out, 2016 - 23:23

Rússia vetou um texto francês e, na resposta, vários países chumbaram o documento apresentado por Moscovo.

A+ / A-

O Conselho de Segurança da ONU rejeitou este sábado um projecto de resolução russo que apelava ao fim das hostilidades na Síria, mas sem solicitar especificamente um fim dos atuais bombardeamentos sobre a cidade de Alepo.

Nove dos 15 países membros do Conselho de Segurança rejeitaram o texto, incluindo a França, Estados Unidos e Reino Unido, que pouco antes tinham votado favoravelmente um texto alternativo apresentado pela França, por sua vez vetado pela Rússia.

A Venezuela, Egipto e China votaram com a Rússia no apoio ao texto, enquanto Angola e o Uruguai se abstiveram.

Numa votação que decorreu pouco antes, a Rússia tinha aplicado o seu direito de veto a um texto que apelava ao fim dos bombardeamentos sobre Alepo e proposto pela França, impedindo a sua adopção.

Antes dessa votação, o Presidente francês, François Hollande, assinalou que “um país que vetasse esta resolução ficaria desacreditado aos olhos do mundo”. “Seria responsável pela continuação dos abusos”, afirmou.

No Conselho, apenas Rússia e Venezuela se opuseram à proposta francesa, com a China e Angola a absterem-se. Os restantes 11 países do Conselho, incluindo Estados Unidos e Reino Unido, apoiaram o texto.

Desde 2011 a guerra civil na Síria já fez mais de 250 mil mortos, segundo a ONU, ou 470 mil sírios, nas contas do Observatório Sírio de Direitos Humanos.
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • asilva
    09 out, 2016 adelaide 08:18
    Uma ornanizacao corrupta e cheia de tachos, como e que pode resolver qualquer assunto deste mundo ??? tem vindo a ser assim nos ultimos 60 anos de existencia... Esta organizacao que so tem existido para sustentar/ suportar as propagandas da "banha da cobra" - "nice talks but no solutions... o "camarada" que vai agora no fim do ano acabar... tem vindo a fazer "an very good job"... how many "refugees" the S.Korean had taken for the last 5 years???....!!! HA Ha you know, they still think about it !!! as pessoas estam a ficar cansadas desta propaganda... mas o povo Portugues e "sereno"
  • Márcia AthaYDE HE
    09 out, 2016 SERRA - ES BRASIL 01:27
    A O.N.U É A ORGANIZAÇÃO NACIONAL DA PILANTRAGEM

Destaques V+