Tempo
|
A+ / A-

​Costa visita China e na volta quer trazer Huawei

07 out, 2016 - 08:42 • Susana Madureira Martins

Para São Bento, um eventual acordo terá forçosamente impacto na criação de emprego no nosso país. A visita acontece a convite de Pequim.

A+ / A-

O primeiro-ministro parte esta sexta-feira para uma visita à China. O programa oficial começa no sábado e prolonga-se por cinco dias, com passagem por Pequim, Xangai e Macau.

António Costa segue acompanhado pelos ministros da Economia e da Cultura e terá como objectivo reforçar as relações comerciais entre Portugal e a China.

O chefe de Governo parte com um objectivo firmado: captar para Portugal o novo pólo tecnológico da Huawei. A multinacional chinesa está a ponderar a hipótese e António Costa irá mesmo à sede da empresa situada a poucos quilómetros de Hong Kong. Para São Bento, um eventual acordo terá forçosamente impacto na criação de emprego no nosso país.

Antes de regressar a Lisboa, Costa sai de Macau para Shenzhen, na província de Guangdong, a 25 quilómetros a norte de Hong Kong, para visitar o campus-sede da Huawei - multinacional que nos últimos anos tem desenvolvido parcerias com instituições portuguesas. Aqui desloca-se ao "Experience Room" e a um laboratório da empresa.

No âmbito desta visita, está ainda previsto que a Huawei assine acordos com universidades portuguesas.

A visita acontece a convite do governo chinês e logo no primeiro dia Costa é recebido pelo presidente. A diplomacia portuguesa sublinha que é muito raro Xi-Jiping receber primeiros-ministros estrangeiros e esta recepção é vista como muito simbólica.

Seguem-se depois vários encontros empresariais e com a comunidade portuguesa a viver em Macau.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Zé canastrão
    08 out, 2016 Sintra 15:29
    Os chineses são tão poucos, tão poucos, que lá se vão espalhando pelo mundo! Já agora que pelo menos traga para cá algumas das boas chinesas que por lá há, que o que para cá tem vindo, é só ratas foleiras!
  • lv
    08 out, 2016 Loures 15:26
    "Costa visita China e na volta quer trazer Huawei" Outros, visitaram China, levaram EDP. Seguros, Bancos e na volta vieram de mãos a abanar!
  • Rui
    08 out, 2016 lisboa 10:18
    Se esta visita à china correr bem será muito bom para Portugal não façam comentários ridículos ou pelo menos leiam a noticia antes de escrever politiquices porcaria da politica tem destruído o nosso país é só mamões a aumentar a divida.
  • Madala
    07 out, 2016 Évora 18:43
    FICA!
  • António Lapa
    07 out, 2016 AMADORA 12:56
    Temos lojas chinesas em quantidade e chineses de sobra. O nosso 1º pode, também, cativar o sr. XI JIPING para ficar com algumas delas na China. Isto não tem nada a haver com xenofobia, é apenas fazer alguma racionalização.
  • Victor Fonseca
    07 out, 2016 Africa do Sul 12:48
    Mais uma do Costa...... Quer trazer a HUAWEI para Portugal talvez com um contracto de uma Empresa do Costa ser accionista da HUAWEI em Portugal. aaaahhhhaaaahhhhaaaah.
  • Carlos Costa
    07 out, 2016 Santarem 12:32
    Não acredito que os chineses acreditem numa pessoa que só sabe fazer uma coisa:MENTIR!!!!! O monhé não é governante sério nem credível!!!!
  • VICTOR MARQUES
    07 out, 2016 Matosinhos 11:56
    E esse "passeio" quanto é que vai custar a cada português?
  • martins
    07 out, 2016 dortmund 11:34
    ja venderam macau a china e agora costinha o que e que lhe vais vender-- vais lhe vender os acores ou a madeira
  • dgcf
    07 out, 2016 próximo do ceu 11:24
    Sr Primeiro ministro, convença lá os srs chineses a trazer para cá uma das suas fábricas de tratores agriculas. Bem sabemos que a qualidade não é ainda a melhor mas pelo preço....

Destaques V+