Tempo
|
A+ / A-

Marcelo diz que Web Summit é oportunidade para acelerar mudanças

04 out, 2016 - 19:47

O Presidente recebeu em Belém o secretário de Estado da Indústria e viu em acção uma impressora 3D, capaz de imprimir “várias geringonças”.

A+ / A-

O Presidente da República elogiou esta terça-feira o Governo pelo apoio às “startups”, em particular o secretário de Estado João Vasconcelos, e considerou que a cimeira Web Summit é uma oportunidade para acelerar a mudança na economia portuguesa.

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu no Palácio de Belém, numa audiência colectiva, um responsável pela Web Summit e representantes das mais de 60 empresas portuguesas que vão participar naquela cimeira mundial de tecnologia e inovação, em Novembro, em Lisboa.

Ao longo deste encontro, o Presidente da República recebeu vários presentes, o último dos quais foi uma impressora 3D que o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, lhe entregou em nome de todas as “startups” portuguesas, num momento que provocou risos.

“Eu acho que dá para imprimir quase tudo”, informou o secretário de Estado. “É possível ter um Governo aí também? Não?”, perguntou então Marcelo Rebelo de Sousa. João Vasconcelos respondeu-lhe que a impressora 3D “imprime várias geringonças”.

O secretário de Estado da Indústria esteve nesta iniciativa sentado junto aos empresários, a maioria jovens, que o chefe de Estado quis “ouvir e aprender” sobre os seus projectos, que no seu entender são parte de “uma revolução silenciosa” em Portugal.

“As coisas estão a mudar. Isto começou há dez, cinco anos. A Web Summit é uma oportunidade única para acelerar esta mudança”, considerou Marcelo Rebelo de Sousa.

Com os representantes das “startups” dispostos em círculo à sua volta, o Presidente pediu-lhes que falassem “muito informalmente” e ouviu palavras de orgulho na qualidade da tecnologia nacional e de expectativa no regresso da recente emigração, mas também queixas sobre o nível de impostos.

No final, Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu-se aos jovens empresários portugueses e salientou o papel de João Vasconcelos, que antes de assumir funções no Governo esteve à frente da associação Startup Lisboa.

“Tenho de elogiar o Governo, porque este secretário de Estado vive no vosso mundo e sente exactamente o que vocês sentem”, disse o Presidente da República. “Eu estou a dar o meu melhor para sentir o que vocês sentem”, completou.

Marcelo Rebelo de Sousa desejou a todos “boa sorte para a Web Summit” e sugeriu que poderá também dedicar-se à inovação quando terminar o seu mandato: “Terei 72 anos, ainda a tempo de pensar numa ‘startup’, por que não?”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+