Tempo
|
A+ / A-

Almaraz. Portugal pede reunião urgente a Espanha sobre depósito de resíduos nucleares

27 set, 2016 - 15:05

Conselho de Segurança Nuclear espanhol deu parecer positivo à construção de uma nova instalação para depósito de resíduos nucleares, indiciando que a central poderia permanecer activa para além da licença actual.

A+ / A-
Central nuclear de Almaraz: uma "bomba atómica" na margem do Tejo
Central nuclear de Almaraz: uma "bomba atómica" na margem do Tejo

Veja também:


O Governo português pediu uma reunião urgente a Espanha sobre a construção de um depósito para resíduos nucleares em Almaraz e que Portugal intervirá para garantir o cumprimento das regras de segurança.

"O Estado português intervirá de forma a garantir o escrupuloso cumprimento de todas as regras de segurança", respeitando a soberania de Espanha em relação à política energética, "e não poderia ser de outra forma", disse o ministro, esta terça-feira, perante os deputados da Comissão do Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação.

O ministro mostrou-se, entretanto, convencido de que a construção de um novo depósito de resíduos antecipa a decisão de manter a central nuclear de Almaraz a funcionar para lá de 2020. “É evidente que um projecto deste tipo indicia, de forma quase directa, o prolongamento da licença”, reconheceu João Matos Fernandes.

Na sua intervenção inicial, o ministro afirmou que "Portugal sublinhará junto do Reino de Espanha os direitos que detém na discussão deste projecto". Recordou que as directivas comunitárias impõem a obrigatoriedade de realização de uma avaliação de impacto ambiental para a construção da nova instalação.

A posição de João Matos Fernandes vem no seguimento de notícias no sentido de o Conselho de Segurança Nuclear do Reino de Espanha (CSN) ter dado parecer positivo à construção de uma nova instalação para depósito de resíduos nucleares, indiciando que a central poderia permanecer activa para além da licença actual.

Este parecer positivo para a construção do aterro é o elemento novo que o ministro evoca para pedir através dos canais diplomáticos a reunião urgente aos ministros espanhóis que tutelam a energia e o ambiente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ribeiro
    27 set, 2016 Avis 17:35
    Oh desatina, Porque com a qualidade dos privados em Portugal, Chernobyl ia parecer uma brincadeira de meninos.
  • desatina carreira
    27 set, 2016 queluz 16:27
    o porque de Portugal não ter nuclear deviam todos fazer essa pergunta
  • COUTO MACHADO
    27 set, 2016 PORTO 16:10
    CONTINUAMOS SEM TER QUE FAZER. O UBER FOI PARA A PRATELEIRA E O QUE ESTÁ A DAR É ALMARAZ.
  • Daniel
    27 set, 2016 Lisboa 15:56
    É levar Espanha ao Tribunal Europeu (TJUE) e seguir em frente... a ironia é que seria acusar a Espanha por uma directiva que Portugal esteve para ser processado em 2012 por tardar em transpor para a legislação nacional (Segurança Nuclear da UE). A Espanha acordava logo para a vida...
  • paulo
    27 set, 2016 vfxira 15:55
    E nesta situação,a UE não tem nenhum parecer?
  • josé Silva
    27 set, 2016 Porto 15:41
    De espanha nem bom vento nem bom casamento , nem bom lixo nuclear .

Destaques V+