Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rui Patrício vai ter estátua de bronze em Leiria

20 set, 2016 - 15:18

A ideia partiu de Carlos Matos, empresário português emigrado em França, para homenagear a vitória no Euro 2016. Para o presidente da Câmara de Leiria, é uma forma de marcar a diferença.

A+ / A-

Rui Patrício vai ter uma estátua em Leiria, uma homenagem ao jogador da Selecção Nacional pela conquista do Euro 2016, prova em que foi eleito melhor guarda-redes da competição.

Carlos Matos, empresário português emigrado em França, deu a ideia e fê-la tornar-se realidade, por considerar que o significado da conquista do Campeonato da Europa vai para além de uma simples vitória.

"Logo a seguir ao apito tocar e Portugal ganhar, sentiu-se uma onda de igualdade que nunca tive desde que estou na França", afirmou o empresário, em conferência de imprensa.

"Para os portugueses foi uma vitória importante, para os emigrantes consideremos que foram duas vitórias, uma como português e outra como emigrante. Fomos sempre considerados portugueses de segunda, lá e cá também um bocadinho. Portugal é muito maior que o tamanho das nossas fronteiras", realçou.

Celestino Alves é o escultor. Custo omitido

O custo da obra não foi tornado público, mas será inteiramente paga pelo próprio Carlos Matos. Celestino Alves é o escultor da estátua de bronze, de cerca de seis metros de altura, que ilustra uma das defesas de Rui Patrício na final, em Paris, frente à anfitriã França. A réplica do guarda-redes será instalada à entrada da zona desportiva da cidade, junto à fonte luminosa.

Para Raul Castro, presidente da Câmara de Leiria, a estátua marca a diferença. "O objectivo é fundamentalmente distinguirmos um leiriense que conseguiu um feito que eu gostaria que não fosse único, mas que muito dificilmente se poderá repetir a curto prazo", começou por dizer o autarca.

"Isto marcará a diferença para os outros municípios, que ofereceram a medalha de ouro dos respectivos municípios aos atletas naturais dos mesmos e aqui se consegue marcar a diferença com a inauguração, em Março do próximo ano, com a estátua do Rui Patrício", explicou Raul Castro.

Ainda não há data marcada para a inauguração, uma vez que esta depende da agenda de Rui Patrício. O guarda-redes vai receber, ainda, a medalha de ouro do município de Leiria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    21 set, 2016 Santarém 22:50
    Só tenho duvidas é se a mesma não virá a ser vandalizada por algum dos muito aziados e invejosos que existem por este país, desejo bem que não!
  • manuel
    21 set, 2016 lisboa 09:38
    Vivemos num pais como se fosse um circo mas dos piores

Destaques V+