Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo em Nova Iorque sem tempo para "apurar o que se passa em Portugal"

20 set, 2016 - 16:42

Afinal, o tempo não dá para tudo. O Presidente diz estar " concentrado" na candidatura de António Guterres à ONU e não tem tido tempo para saber "o que se passa em Portugal" e "muito menos para opinar sobre o que se passa em Portugal".

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou, esta terça-feira, que está em Nova Iorque focado na candidatura de António Guterres a secretário-geral da ONU e "sem tempo para apurar o que se passa em Portugal".

Marcelo, que se encontrou, novamente com António Guterres, escusou-se assim a comentar questões nacionais, como a polémica em torno de declarações da deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua sobre política fiscal.

"Sabem que eu tenho um princípio que é não comentar no estrangeiro o que acontece em Portugal, e acresce que neste caso estou tão concentrado numa prioridade nacional que é de todos os portugueses que não tenho tido tempo sequer para apurar o que se passa em Portugal, muito menos para opinar sobre o que se passa em Portugal", declarou o chefe de Estado.

Perante outras perguntas dos jornalistas, o Presidente da República reiterou que está em Nova Iorque na candidatura do antigo primeiro-ministro António Guterres a secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

"Estou tão focado nesta prioridade que, francamente, o resto me parece, com o devido respeito, muito menos relevante", disse.

Quanto à escolha do próximo secretário-geral da ONU, Marcelo Rebelo de Sousa declarou-se "confiante na boa escolha das Nações Unidas" e desvalorizou a preferência de alguns por uma mulher, frisando que neste momento já se está "na ponta final do caminho".

"Faltam poucas semanas. Depois há uma história passada que um dia será contada: se houve ou não houve quem gostasse de A e de B e de C - e houve quem gostasse de muita gente, porque houve muitos candidatos. Agora, o que interessa quando se está na ponta final do caminho é verdadeiramente com serenidade fazer esse troço final, é o que estamos a fazer", sustentou.

O Presidente da República disse ter sentido, nas conversas que teve até agora, "que há uma compreensão crescente da importância da decisão sobre o secretário-geral das Nações Unidas e também a compreensão das qualidades indiscutíveis do senhor engenheiro António Guterres.

Marcelo Rebelo de Sousa não quis falar, em particular, da posição de Espanha e do Brasil, mas salientou as votações que Guterres tem conseguido.

"Quando se chega em 15 votos a 12 votos, significa que tem de haver 12 países a votar. E nesses 12 países é natural que no leque daqueles que compreendem a importância candidatura caibam os amigos e aqueles que têm connosco uma relação mais fraterna desde sempre", considerou.

[Notícia corrigida às 21h36]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Pais
    21 set, 2016 Lisboa 12:28
    Relatório sobre a pobreza em Portugal passou ao lado desta gente. Foram para lá por-se em bicos de pés com a conversa sobre refugas e promover o amigo Guterres! Portugal que se lixe!
  • Fatima Silva
    21 set, 2016 Lamego 10:20
    óh Botelha,como é bom uma de barca velha.Agora a sua narrativa cheira a mofo.E sabe porquê? porque essa narrativa é o estilo dos pobres de espírito e dos escravos de formulações politicas que ás vezes não cabem na cabeça de quem queremos atingir.Sempre comi sopa e um prato de peixe ou carne desde que nasci,mesmo no tempo do "fascismo" e sem pressas, mas dentro do tempo que me davam para isso.E por isso consigo não ter vendas nos meus olhos, nem servir ninguém a troco sei lá de quê.O que precisamos é de gente com coluna vertebral para pôr este País a andar e criar riqueza e bem estar para todos e não só para alguns.Sabe que quem mais apregoa a igualdade,são aqueles que nos bastidores da política tudo fazem para que isso não aconteça.Tiraram-me a venda em pequena e por isso vejo ao longe.E vejo que o caminho que seguimos só serve os parasitas e não o Povo(no qual me incluo) e por isso sei que mais uns tempos vou ser novamente chamada a pagar a incompetência dessa corja que nos tem governado sem medirem as consequências do futuro.Quero continuar a comer o caldo e se possível mais alguma coisa e sossegado.Só está sossegado quem o futuro é certo ou seja aqueles que comem sempre no prato grande do poder,seja ele de que cor for. Botelha só conheço o que acomoda o vinho que bebo, mas comprado com o dinheiro que ganho e penso merecer do meu trabalho diário.
  • Miguel Botelho
    20 set, 2016 Lisboa 22:15
    Felizmente, temos a nossa senhora de Fátima para nos relembrar o que era o paraíso vivido no tempo do glorioso Passos Coelho e do magnífico Cavaco. Esses é que eram bons, não é assim Fátima? Esses é que a levavam a comer guloseima e a fartar até ao fim. Ao menos, deixava-lhe comer o caldo, sossegada e descansada. Hoje, tem a geringonça vermelha, mais feroz que o Maduro da Venezuela, capaz de atacar qualquer criancinha indefensável. Brava, nossa senhora de Fátima. Haja luz!
  • rosinda
    20 set, 2016 palmela 21:51
    depois tambem temos pessoas que para eles nao existe lata nem latao jogam tudo para o chao!sonae convenien direcion de carga azambuja! direccion de entrega bp setubal monte bel quinta da caiada descripicion isqueiro j25mini sor ,tab.enrolar jps red80gramas ,tab enr .chesterfield bue caixas de papelao espalhadas pelo chao junto do ecoponto comecei arrumar mas cansei!O professor marcelo que venha arrumar o resto das caixas que estou farta de trabalhar pros outros! Agora estou focada em ver o novo programa do herman!
  • FATIMA
    20 set, 2016 Lisboa 21:48
    Fátima você está a implorar para que o PR Marcelo mande o governo abaixo o quanto antes parece me que não tem a mínima noção da gravidade que isso seria num momento destes para a estabilidade económica e social do nosso país, digo nosso talvez você esteja a comentar lá das africas ou asias ou talvez nem seja portuguesa uma coisa é certa os seus comentários são tendenciosos no sentido de satisfazer a vontade de alguns para mal de todos.
  • rosinda
    20 set, 2016 palmela 21:01
    e peciso ter lata !O que se passa em portugal nao interessa!
  • Fatima Silva
    20 set, 2016 Lamego 18:48
    Eu Fátima já vi alguém manobrar eleições e transformar derrotas em vitórias, formar governo num golpe miserável. Próprio de artistas da política em Países de :´ África,Américas sul e Ásia,etc.Por isso pergunto, onde está o ridículo? Ridículo são aqueles que tapam os olhos para não ver e bajular o "Rei" para serem servos ou palhaços da corte.
  • FATIMA
    20 set, 2016 Lisboa 18:13
    Fátima você tem noção do ridículo?
  • Fatima Silva
    20 set, 2016 Lamego 17:48
    Sr. Presidente onde está essa descompressão politica que prometeu? Sabe: Quem se mete com geringonça leva. O costa já sabe que do Presidente não leva nada e então começou com a sua guerrilha até o Senhor Presidente o mandar procurar o rato e não aquelas coisas que os putos procuram no seu computador.E por isso está desbravar o terreno para eleições logo que ele veja que faz maioria com bloco. Por isso Senhor Presidente, corra com ele já antes que a geringonça dê cabo do País.É que com poder ele não vai dar-lhe tréguas.É um homem feroz, tal como o outro, eu até penso que é pior no que toca a ter poder a todo custo,comparável ao da Venezuela ,este e seu antecessor ou aquele baixinho da coreia do norte. Por isso Presidente não se distraia muito,porque um dia acorda num sobressalto. senhor

Destaques V+