Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Deutsche Bank arrisca multa de milhões que o pode levar à falência

16 set, 2016 - 23:54

O banco alemão é acusado de ter vendido, antes da crise de 2007-2008, créditos imobiliários convertidos em produtos financeiros, apesar de saber que não tinham qualidade.

A+ / A-

Os investidores no Deutsche Bank reagiram em pânico à multa que o Departamento de Justiça dos EUA lhe quer impor, provocando uma desvalorização bolsista de 8,5% e arrastando as praças europeias para terreno negativo.

Os norte-americanos ameaçaram o banco alemão com uma multa recorde de 14 mil milhões de dólares (12,6 mil milhões de euros), acusando-o de ter vendido a investidores, antes da crise financeira de 2007-2008, créditos imobiliários convertidos em produtos financeiros, apesar de saberem que não tinham qualidade, os designados produtos 'subprime', que originaram aquela crise.

O descalabro bolsista do maior banco alemão contribuiu para as descidas do Eurostoxx 50 (1,30%) e dos índices alemão Dax (1,49%), francês CAC 40 (0,93%) e britânico FTSE-100 (0,30%).

O Deustsche Bank, que encerrou 2015 com um prejuízo de sete mil milhões de dólares, confirmou que o Departamento de Justiça avançou com aquele montante para a multa, mas que admitiu uma contraproposta.

As negociações que se vão suceder pretendem chegar a um acordo sobre os processos colocados pela emissão e colocação de obrigações garantidas por hipotecas sobre imóveis residenciais (titularizadas) e titularizações relacionadas entre 2005 e 2007.

O Deutsche Bank já garantiu que não tenciona pagar aquele montante e espera que as negociações tenham um resultado similar às feitas por outros bancos, que terminaram em verbas inferiores às avançadas inicialmente.

Em 2014, o Bank of America pagou uma multa de 16,5 mil milhões de dólares pelo seu envolvimento no 'subprime', que constitui a maior de todas. A Goldman Sachs, por seu turno, pagou 5,1 mil milhões de dólares, pelas mesmas razões.

Os problemas do Deutsche Bank traduzem-se numa queda bolsista de 47% desde o início do ano.

Um analista da casa de investimento Kepler Cheuvreux, Jacques-Henri Gaulard, considerou que as negociações que se vão seguir entre alemães e norte-americanos vão ser dificultadas pelo clima eleitoral nos EUA e pelas exigências feitas pela Comissão Europeia à Apple para que devolva 13 mil milhões de dólares de impostos não pagos.

O Deutsche Bank já reservou 5,5 mil milhões de euros para os custos deste conflito, mas a exigência dos EUA pode representar uma ameaça de falência do maior banco alemão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Tony
    19 set, 2016 Porto 20:25
    Porque não se lei artigos sobre o BCP ?? quanto ja caiu desde o inicio do ano? onde esta o meu dinheirinho desde o ultimo aumento de capital? Ladrões !!!
  • Antonio
    19 set, 2016 Paris 20:22
    "Deutsche Bank arrisca multa de milhões que o pode levar à falência" Sinceramente escrevem-se cada barbaridades neste Pais...No dia em que o Deutsche Bank estiver falido, em Portugal estaríamos todos a pedir molas a muito tempo, porque não restava um cêntimo em cada Banco português para cada um de nos...jornalismo de bancada, é só mais um !
  • AW
    18 set, 2016 Bruxelas 20:47
    Muito estranho pedirem ao Deutsche Bank mais do dobro do que pagou a Goldman Sachs que fez trabalho bem pior. Riam-se riam-se, mas se o maior banco alemão cair, adeus bancos portugueses e espanhóis. Os investidores vão bater em debandada e deixar a banca europeia nas lonas. Nisto tudo apenas a Alemanha se vai safar, pois tem uma economia forte que não depende da banca. Já os PIIGS verão a vida complicar-se ainda mais.
  • Filipe Cunha
    17 set, 2016 Beja 16:33
    Estou a adorar! Que venha um resgate para a Alemanha e MUITA austeridade para essa gente.
  • paulo
    17 set, 2016 vfx 15:04
    A ganânica do lucro chega a todos,até aos alemães......

Destaques V+