Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fumar junto a escolas e centros de saúde tem os dias contados

15 set, 2016 - 19:04

Conselho de ministros especial dedicado à saúde aprovou também uma proposta de lei para regular o Registo Oncológico Nacional.

A+ / A-

Veja também:


O Governo aprovou, esta quinta-feira, a proibição de fumar nos parques infantis e nas áreas situadas junto das portas e janelas dos estabelecimentos de cuidados de saúde e de ensino.

É "um incentivo à mudança de comportamentos, disse o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, disse em conferência de imprensa no final de um conselho de ministros especial dedicado à saúde, realizado em Coimbra.

“Ninguém aceita como positivo que exista uma concentração de pessoas a fumar junto de unidades de saúde frequentadas por doentes ou junto de escolas frequentadas por jovens. Vamos esperar que este sinal sirva para cada um de nós, em termos de consciencialização individual, possa ter uma atitude diferente”, declarou Adalberto Campos Fernandes.

O Governo aprovou alterações à lei do tabaco, designadamente em relação ao conceito de fumar novos produtos do tabaco sem combustão, vulgarmente conhecido como cigarro electrónico, e medidas contra a exposição, publicidade e promoção do fumo.

A proposta de lei hoje prevê a "proibição de fumar nos parques infantis e nas áreas situadas junto das portas e janelas" dos estabelecimentos de cuidados de saúde e de ensino.

As normas hoje aprovadas visam "proteger os cidadãos da exposição involuntária ao fumo do tabaco, assim como contribuir para a prevenção e controlo do consumo", sublinha, no comunicado distribuído após a reunião, o Conselho de Ministros.

Estas proibições, que procuram contribuir para beneficiar "a qualidade de vida dos cidadãos", não prevêem, no entanto, medidas punitivas.

O Conselho de Ministros aprovou também uma proposta de lei para regular o Registo Oncológico Nacional, que "agrega numa única plataforma informática os diversos registos regionais", garantindo "a uniformidade dos dados e da informação tratada" e permitindo a sua utilização para avaliação epidemiológica e análise da efectividade dos rastreios e terapêuticas".

O Registo, que permitirá "conhecer melhor a realidade oncológica nacional", garante a protecção de dados pessoais, respeitando as recomendações feitas, nesse sentido, pela Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD, assegurou o ministro da Saúde.

Para "aumentar a eficácia e eficiência do Serviço Nacional de Saúde (SNS)", o Governo aprovou medidas sobre a gestão dos hospitais e da "circulação de informação clínica" e de "melhoria da governação do SNS".

Entres essas medidas, de referir as que se relacionam com o regime jurídico e os estatutos aplicáveis às unidades do SNS com natureza de entidades públicas empresariais e as integradas no sector público administrativo.

O objectivo é "melhorar a articulação entre diferentes níveis de cuidados de saúde", designadamente hospitalares, primários, continuados integrados e paliativos" e permitir, simultaneamente, "maior transparência, nos processos de recrutamento e formação de equipas mais profissionalizadas, afirma o Governo.

O Governo também aprovou, entre outras decisões, a nomeação de Jorge Simões e de Maria do Céu Machado para presidente e vice-presidente, respectivamente, do Conselho Nacional de Saúde.

Este órgão independente visa "garantir a procura de consensos alargados relativamente à política de saúde".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • olho de lince
    24 mar, 2017 Guarda 09:00
    Porque se continua a fumar junto às entradas dos hospitais e centros de saúde, bem como de escolas ? Até têm o descaramento de colocar recipientes que seriam destinados a "cestos de papeis" a servir de cinzeiros. Porque não se cumpre a lei ? Porque não se faz cumpri-la ?
  • graciano
    16 set, 2016 alemanha 12:26
    politiquices nada mais do que isso pergunto tambem vao ser proibidos os carros e os perfumes ha uns tempos atras estava eu a fumar a porta de um cafe chegou o sr manel com o seu carrao e eu nem com 1000 cigarros tinha feito tanto fumo como ele fez e os perfumes sabiam que tambem uriginam varias doencas e os antibioticos sabiam que tambem podem matar por esse andar vamos proibir tudo menos a cocaina kkkkk
  • V Mendes
    16 set, 2016 Ourém 09:41
    Estou de acordo com esta medida. Efectivamente, cada um é livre de fumar se assim o entender. No entanto, essa liberdade termina quando começa a liberdade dos que não querem apanhar o fumo. Quantas vezes, não estamos no interior de um hospital, na recepção por exemplo e está a entrar todo o fumo de quem está a fumar à porta. Ainda à dias, na recepção das urgências da pediatria do Hospital São Francisco Xavier estava impestado com fumo de tabaco porque o segurança estava a fumar à entrada (na Rua, mas à entrada). Claro que se a porta está aberta e o vento de feição, todo o fumo estava a entrar. É insuportável para quem não fuma ter de apanhar com qualquer quantidade de fumo que seja.
  • José Silva
    15 set, 2016 Porto 21:32
    Já vem tarde esta medida!

Destaques V+