Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Novo imposto é "medida de justiça fiscal", defende Brilhante Dias

15 set, 2016 - 10:22

O deputado do PS garante que "a esmagadora maioria dos portugueses" não será atingida porque a ideia é "tributar mais aqueles que mais têm".

A+ / A-

O deputado socialista Eurico Brilhante Dias diz que o novo imposto sobre o património "é uma medida de justiça fiscal" que vai tributar quem mais tem.

"A ideia é estabelecer um patamar a partir do qual só se pagará imposto pelo valor adicional, o que fará com que a esmagadora maioria dos portugueses não seja tributado nesta base", argumenta o parlamentar do PS, em declarações à Renascença.

Brilhante Dias não confirma o limiar de 500 mil euros - "ainda estão a fazer-se contas, não posso confirmar porque isso não está fechado ou, pelo menos, eu não conheço" - mas sublinha que existe "a garantia de protecção da habitação de família e actividades industriais e económicas".

O parlamentar do PS argumenta que "este novo imposto vem substituir directamente outro, que tinha sido aplicado pelo anterior Governo, que é o imposto de selo para imóveis com valor superior a um milhão de euros", rejeitando, assim, a tese de que se trata de uma dupla tributação, tendo em conta a cobrança do IMI.

"Esses imóveis de valor mais elevado já pagavam imposto de selo, muitos deles de forma desigual. O que estamos a procurar é introduzir um elemento de maior igualdade fiscal e de protecção da igualdade dos contribuintes, porque tínhamos situações muito desiguais", reforça Eurico Brilhante Dias.

"É uma forma evidente de aumentar a progressividade na tributação do património, tributando mais aqueles que mais têm", remata o deputado..

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ai Costa
    21 set, 2016 Porto 17:53
    O Costa meteu-se numa encruzilhada Agora uma verdadeira embrulhada Com a Mortágua populista Vais na nau mas ninguém te avista
  • Muita confusão
    21 set, 2016 Lisboa 17:13
    O Seguro foi-se embora e deixou o Costa seguir . O Costa passou a caminhar em cima de águas movediças . Vamos lá ver quanto tempo isto tudo vai durar. Seguro vai observando mas não desespera.
  • Mudar quanto antes
    21 set, 2016 Lisboa 16:57
    Acabem com este palavreado todo. Mudem a política e os políticos. Temos que nos convencer que temos que ser um PARAÍSO FISCAL. Acaba-se com a trampa da pobreza e o ordenado minimo passa a ser de 2000 euros Tratam mal os que têm a massa e correm com a massa que cá depositam Acaba-se com as multas e ameaças da UE. Temos que ser independentes e caminharmos pelos nossos próprios pés. A UE é uma chupeta para políticos e pouco ou nada serve. Se continuarmos como estamos não vamos a lado nenhum.
  • Suicídio
    21 set, 2016 Almada 16:16
    Este Brilhantina era um fervoroso adepto do SEGURO .Agora embalado pelas ideias revolucionárias também apelida de justiça tirar aos que acumulam riqueza. O senhor não ganha quinhentos euros por mês no seu trabalho. Igualdade nunca pode existir ou quer que nos aproximemos da China Maoista? É lamentável que um Ps europeísta tenha convicções destas. Dão tudo e mais alguma coisa para o social com o sentido do voto, porque o voto é que é preciso e depois vem mais um resgate. Acabem com tudo e ponham tudo na miséria. Na boca dos políticos só eles é que são bons o resto nada presta. Só que a política tem sido um fiasco e as pessoas não acreditam .Que futuro o nosso país oferece aos jovens. Emigração . O populismo é uma forma de atrair votos. A política não se faz de ficções nem de ir roubar aquilo que os outros têm e sabe-se lá quantas dificuldades passaram para ter as coisas. A governação Ps caminha em contra mão.
  • Carmo Fazenda
    21 set, 2016 Lisboa 13:25
    Este brilhantina é de facto um sucesso no PS. A mortágua saí ao Pai e este também.Mas este é por ter muita cabeça e brilhantina a mais, já o pai dele é assim também,trabalha a carvão a pensar. E como pensa tão lentamente a mortagua tira-lhe a brilhantina toda e o rapaz fica desmiolado.Lá andou na carrinha do seguro.mas quando esta se avariou passou para a do costa.E lá está este exímio na asneira e de decisão retardativa , tipo carro do século dezanove, e que se movia a hidrogénio ,lá vem ele a cobrir(salvo seja)a mortágua,que parece que só bastonária o pode fazer. E assim os meninos de coro ditam na política actual.
  • Americo
    15 set, 2016 Leiria 13:15
    Justiça social ? Duvido. Suicídio fiscal relativamente ao investimento estrangeiro? Não tenho grande dúvidas.
  • Artur Carvalho
    15 set, 2016 Lisboa 12:55
    E foi assim que o Hollande fez com que os mais ricos saíssem de França e viessem para Portugal..Pode ser que os mais ricos( que são poucos...) fujam de vez para o Mónaco e para outros paraísos fiscais e ainda fiquemos mais pobres... Triste sinal este dado pelos socialistas e pelos seus kamaradas de ocasião mas que põem de cócoras o Costa. Enquanto este Costa estiver de calças na mão a precisar do Bloco e do PCP vamos ao fundo de vez.... Sinais errados para quem quer investir mas enfim, o Centeno e o Costa lá saberão a asneirada que estão a fazer... E assim o país empobrece a olhos vistos, não cria emprego e não cria, pelo contrário, investimento que cai assustadoramente...
  • Realismo
    15 set, 2016 Guimarães 12:54
    Sim porque quem tem uma casa de 500000€ é porque tem necessáriamente muito dinheiro na conta bancária e não porque juntou uma vida inteira, essa da "Justiça" é para invejoso ficar contente. É a tipica medida de quem nunca trabalhou na vida
  • Serafim Araújo Leite
    15 set, 2016 Avintes 12:49
    O Bloco, está-me e desiludir!...penso até que é" farinha do mesmo saco". É óbvio...que já devia ter sido feita esta tributação?...só espero com justiça, pois quem pode mais em termos económicos deve contribuir com mais?...pois vemos através sites?...e visualização no terreno autenticas "mansões" !..tomemos como ex: valores a oscilar entre 1 milhão e 10 milhões de euros?...e não sabemos ou temos duvidas ...Qual o IMI liquidado?
  • Joa
    15 set, 2016 Lisboa 12:46
    É bom que criem impostos sobre o imobiliário, especialmente a partir das terceiras casas, porque há muita especulação imobiliária, afetando o mercado de arrendamento, visto que os especuladores e fundos imobiliários também especuladores preferem ter as casas fechadas e não arrendar! Com esses impostos o mercado de arrendamento vai melhorar! Proíbam também o abuso das imobiliárias e de quem quer arrendar ou vender de exigir informação privada, como o IRS, recibo de ordenado, fiador, porque põe em causa dados privados e que não têm nada que os exigir, dado que o inquilino faz um contrato em que se compromete a cumprir! Senão cumprir é penalizado, tal como o proprietário se falhar com as suas obrigações! Afinal para que servem os contratos?! E se um inquilino não trabalhar, não tem IRS, mas pode ter poupanças e é inaceitável ser discriminado!

Destaques V+