Tempo
|
A+ / A-

Turquia pede detenção de alegado responsável por tentativa de golpe de Estado

13 set, 2016 - 13:09

A Turquia foi alvo de uma tentativa de golpe de Estado no dia 15 de Julho. Pelo menos 265 pessoas morreram.

A+ / A-

A Turquia pediu formalmente aos Estados Unidos a detenção do clérigo Fethullah Gulen, apontado pelo Presidente turco, Tayyip Erdogan, como responsável pela tentativa de golpe de Estado de Julho.

Segundo informação da agência noticiosa Anadolu, o pedido foi enviado recentemente pelo Ministério da Justiça da Turquia.

“Esta pessoa que ordenou o sangrento golpe de 15 de Julho de 2016 e cometeu muitos outros crimes deve ser procurada e detida", argumenta o pedido oficial.

As autoridades turcas já tinham apesentado, em Agosto, um pedido formal de extradição de Fethullah Gulen, que também é acusado de liderar uma longa campanha para derrubar o Estado turco, infiltrando-se em instituições militares, policiais e judiciais.

No início de Setembro, o Presidente turco falou do assunto com o seu homólogo norte-americano, John Kerry, à margem da cimeira do G-20.

Na altura, Barack Obama avisou que uma eventual detenção do intelectual turco, a residir nos Estados Unidos desde 1999, teria por base questões legais e nunca políticas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dartagnam
    13 set, 2016 Parede 14:18
    E querem estes sanguinarios, entrar para a E.U.! Depois daquela FARSA a que chamaram "tentativa de Golpe de Estado, nunca terão entrada na Europa! As ditaduras primitivas não se coadunam com a Democracia!

Destaques V+