Tempo
|
A+ / A-

EUA e Rússia anunciam cessar-fogo para a Síria

10 set, 2016 - 01:04

Acordo entrará em vigor na próxima segunda-feira. Dois países prometem ataques coordenados se as partes não respeitarem o acordo.

A+ / A-
Acordo entre os EUA e a Rússia para a guerra na Síria
Acordo entre os EUA e a Rússia para a guerra na Síria

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, anunciou um acordo para um cessar-fogo na Síria a partir de segunda-feira, dia 12 de Setembro.

O anúncio foi feito, já de madrugada, em Genebra por John Kerry, em conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo russo Serguei Lavrov.

Está ainda garantido que os dois países vão coordenar ataques aéreos contra os grupos terroristas Estado Islâmico e Al Nusra se o acordo não for respeitado no espaço de uma semana.

Este acordo surge em vésperas da celebração muçulmana do Eid el Adha, a “festa do sacrifício”.

“Estados Unidos e Rússia anunciam um plano que, esperamos, permitirá reduzir a violência e abrirá a via da paz negociada e uma transição política na Síria”, disse Kerry.

Lavrov comprometeu-se a que o regime de Bashar al-Assad cumpra o cessar-fogo e aceite negociações com a oposição.

A guerra civil na Síria já fez desde 2011 mais de 250 mil mortos, segundo as Nações Unidas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+