Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Há 50 milhões de crianças desenraizadas em todo o mundo

07 set, 2016 - 11:20

Guerra e conflitos forçaram á deslocação de 28 milhões de crianças. Alterações climáticas e a pobreza extrema também contribuem para afastar as crianças dos locais de origem.

A+ / A-

Um relatório da UNICEF estima que há no planeta 50 milhões de crianças desenraizadas.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, 28 milhões destes menores tiveram de abandonar as suas casas devido a violência e conflitos.

Além da guerra e da violência, também as alterações climáticas e a pobreza extrema contribuíram para afastar as crianças dos locais de origem.

Lançado antes de duas cimeiras sobre Refugiados e Migrantes, marcadas para os dias 19 e 20 de Setembro, em Nova Iorque, o documento aponta também os perigos por que passam aquelas crianças: risco de afogamento em travessias por mar, subnutrição e desidratação, tráfico, rapto, violação e mesmo o perigo de serem assassinadas.

A todo este quadro junta-se o facto de, nos países por onde passam ou nos de destino, estas crianças serem, muitas vezes, vítimas de xenofobia e de discriminação.

Dos 28 milhões de crianças que abandonaram as respectivas casas devido a violência e conflitos, dez milhões são crianças refugiadas e um milhão requerentes de asilo, cujo estatuto de refugiado ainda não foi determinado.

Ainda de acordo com a UNICEF, cerca de 17 milhões de crianças encontram-se deslocadas dentro dos próprios países, a precisar de ajuda humanitária de emergência e acesso a serviços básicos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+