Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ricardo Pereira sobe ao palco com a Orquestra XXI

01 set, 2016 - 17:54 • Marília Freitas

Começa esta quinta-feira a sétima digressão da Orquestra XXI. O espectáculo conta com a participação especial do actor Ricardo Pereira.

A+ / A-

Veja também:


Cinquenta músicos, seis cantoras, um maestro e até um actor. A Orquestra XXI está de volta e desta vez com um convidado especial, o actor Ricardo Pereira. "Foi facílimo convencê-lo, ele aceitou logo”, garante Dinis Sousa, o maestro da orquestra e mentor do projecto. “A única dificuldade foi termos tempo para conversar um com o outro, porque ele está muito tempo fora e em filmagens. Mas ficou logo convencido pela ideia. Acho que não sabia muito bem no que se ia meter, mas aceitou na mesma”.

A “ideia” de que Dinis fala é a de um concerto diferente, que junta música e teatro. "É algo muito diferente do que a maior parte das orquestras costuma fazer, tem muito mais interacção. É uma simbiose que é muito poucas vezes explorada".

O programa da sétima digressão da Orquestra XXI é inspirado nos 400 anos da morte de Shakespeare, que se assinalam este ano. “Vamos apresentar 'O Sonho de uma Noite de Verão', de [Felix] Mendelssohn, que escreveu a peça para a obra de Shakespeare. Vamos ter excertos dessa obra narrados pelo actor Ricardo Pereira, enquanto nós, orquestra e coro, tocamos a música que Mendelssohn escreveu”, revela o maestro.

Os concertos começam esta quinta-feira, no Theatro Circo, em Braga, e continuam até domingo, passando pela Casa da Música, no Porto, pelo Convento de São Francisco, em Coimbra, e terminando na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

São palcos que muitos dos membros desta orquestra já conhecem bem. O projecto começou em 2013 e, pelo menos duas vezes por ano, junta cerca de 50 músicos portugueses que estudam ou trabalham no estrangeiro. Vêm da Alemanha, Inglaterra, Suíça, Holanda e de outros tantos países da Europa para uma semana de trabalho no país onde nasceram. E o maestro garante que este é um projecto para continuar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+