Tempo
|
A+ / A-

Papa assume dossiê dos refugiados no Vaticano

31 ago, 2016 - 12:35 • Ecclesia

Papa cria estrutura para o "desenvolvimento humano integral" e assume sector dos refugiados. Novo dicastério da Cúria Romana vai ser presidido por cardeal africano.

A+ / A-

O Papa anunciou esta quarta-feira a criação de uma nova estrutura na Cúria Romana, dedicada ao “desenvolvimento humano integral”, que vai integrar quatro conselhos pontifícios existentes até agora, a partir de 1 de Janeiro de 2017

O organismo tem uma secção para os temas ligados aos refugiados e migrantes, "colocada temporariamente sob orientação" do próprio Papa.

O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral vai ser presidido pelo cardeal ganês Peter Turkson, actual presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz (CPJP).

Além do CPJP, a nova estrutura integrada nos organismos de governo central da Igreja Católica, no Vaticano, vai assimilar os conselhos pontifícios “Cor Unum” (acção caritativa), Pastoral da Saúde e Migrantes/Itinerantes.

O “Motu Proprio” (decreto pessoal do Papa) que institui o dicastério foi publicado esta quarta-feira na sala de imprensa da Santa Sé, juntamente com o estatuto do novo organismo.

Os documentos foram aprovados por Francisco a 17 de Agosto, acolhendo a proposta do Conselho de Cardeais, com elementos dos cinco continentes, que aconselha o Papa na renovação da Cúria Romana.

“Em todo o seu ser e agir, a Igreja está chamada a promover o desenvolvimento integral do homem à luz do Evangelho”, escreve Francisco. Este desenvolvimento tem lugar “mediante o cuidado dos bens incomensuráveis da justiça, da paz e da protecção da criação”.

A nova estrutura, acrescenta, visa “atender melhor às exigências dos homens e mulheres” a que a Igreja está chamada a servir.

Francisco precisa que este dicastério terá competências de modo particular nas áreas relacionadas com “as migrações, com os necessitados, os enfermos e excluídos, os marginalizados e as vítimas dos conflitos armados e desastres naturais, os presos, os desempregados e as vítimas de qualquer forma de escravidão e de tortura”.

A 17 de Agosto o Papa tinha anunciado a criação uma nova Congregação na Cúria Romana para as áreas “Leigos, Família e Vida”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    31 ago, 2016 aveiro 18:56
    O Vaticano sendo um Estado dentro do Estado , qual vai ser o quota de coitadinhos que vai aceitar albergar ????

Destaques V+