Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios 2013. "É uma questão de justiça alargar as ajudas ao Caramulo"

25 ago, 2016 - 15:07 • Cristina Branco

Presidente da Câmara de Tondela apela ao Governo que estenda as ajudas concedidas este ano às populações afectadas há três anos.

A+ / A-

Veja também:


O presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, pede que o apoio que for desencadeado este ano seja alargado às povoações da cidade beirã.

O autarca de Tondela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios do trágico Verão de 2013, lamenta o que em 2013 não tenha chegado qualquer ajuda às famílias afectadas pelo fogo, apesar das promessas. Nesse ano, as chamas consumiram 6.123 hectares.

“São populações que perderam grande parte do potencial produtivo, que tiveram danos directos na actividade económica e na economia familiar. Não percebo porque não existe uma absoluta equidade neste assunto”, afirma José António Jesus à Renascença.

O autarca defende o rápido apoio às vítimas do incêndio do Caramulo. “É um acto elementar de justiça e equidade. O que interessa é saber que nós vivemos num estado de direito que tem regras iguais e que devem ser aplicadas da mesma forma. Situações idênticas devem ter avaliações idênticas”, sustenta.

José António Jesus afirma que cabe ao Governo “encontrar os meios e os recursos para tal". "Se são do Orçamento do Estado ou de apoios comunitários, para o cidadão é irrelevante”, vinca.

O levantamento dos prejuízos, de milhares de euros, feito há três anos por ordem do Governo, ficou sem resposta. As povoações perderam terras, alfaias agrícolas, animais e áreas de pastorícia, em muitos casos a única forma de rendimento.

Há três anos, o concelho de Tondela registou um total de área ardida de 6.123 hectares.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Otário cá da quinta
    25 ago, 2016 Coimbra 15:51
    Olhe cá senhor Autarca, e este ano já chegou as ajudas? De promessas está o INFERNO CHEIO ! Bem, não tenho dúvidas que alguns FIGURÕES da cor até recebam, mas o ZÉ do TAMANCO , UI !!!!! Isto é FEBRE PASSAGEIRA e por acaso acredita em SI, como politico, quando fazia a campanha para ser eleito aí para a CÂMARA, em tudo que dizia e prometia? Se acreditava em si , então, é normal que acredite nos seus colegas políticos ! A memória dos homens é curta e olhe, já se fala mais nos dois RAPAZES IRAQUIANOS e AGORA no ABALO SISMICO EM ITÁLIA, do que nos fogos cá da quinta. A seguir, lá vem mais um motoristas a violar cachopos e tudo vai para o esquecimento. Olhe, isto é como quando se enterra um defunto: Chora-se a caminho do cemitério; na saída já só se lastima; e depois, depois ! cresce mais rápido o esquecimento à volta da campa, do que crescem as próprias ervas ! AINDA BEM QUE É ASSIM.

Destaques V+