Tempo
|
A+ / A-

Costa: Governo “fortaleceu” a Caixa para evitar “tragédias”

25 ago, 2016 - 17:10

A CGD vai ser recapitalizada com cerca de cinco milhões de euros – o valor exacto só será conhecido após uma auditoria.

A+ / A-

O Governo evitou uma “tragédia” na Caixa Geral de Depósitos (CGD). Os contribuintes e quem tem dinheiro no banco estatal podem ficar descansados, garante o primeiro-ministro.

Em declarações à RTP, em Paris, António Costa falou sobre processo de recapitalização da Caixa, que recebeu luz verde de Bruxelas, e assegurou que o Governo actuou por forma a fortalecer o banco público.

“Se a Caixa falisse cairia violentamente sobre os contribuintes portugueses, dos depositantes da Caixa e de todos aqueles que têm confiança no nosso sistema financeiro. Fortalecemos a Caixa Geral de Depósitos, que é um banco do Estado, em primeiro lugar para garantir que nenhuma dessas tragédias acontece”, afirma o primeiro-ministro.

A Caixa vai ser recapitalizada com cerca de cinco milhões de euros – o valor exacto só será conhecido após uma auditoria.

António Costa diz que todos podem estar confiantes: os depositantes com contas na CGD e os investidores que fazem negócios com o banco estatal.

“A Caixa é um factor de garantia das poupanças das famílias, passa a ter condições para financiar a economia como é ela própria um factor de estabilidade do sistema financeira e do conjunto da banca nacional”, defende.

Nestas declarações à RTP, o primeiro-ministro acrescenta que o Orçamento rectificativo justificado com a recapitalização da Caixa não significa qualquer aumento de impostos.

“Este não é um verdadeiro Orçamento rectificativo, é uma operação técnico-contabilística necessária para reforçar um capítulo do Orçamento que nos permite fazer a capitalização da Caixa. Tem esse e único objectivo”, frisou António Costa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JULIO
    25 ago, 2016 vila veade 19:39
    Ele està a fabricar uma tragédia ,mas que lata este iluminado tem

Destaques V+