Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Revista de Imprensa Europeia
A+ / A-
Arquivo
Revista de Imprensa Europeia (16/08/2016)

Revista de imprensa

UE endurece controlo a serviços de internet

16 ago, 2016 • André Rodrigues


Até aqui, as regras europeias destinam-se exclusivamente aos serviços de telecomunicações tradicionais.

De acordo com o “Financial Times”, já a partir de Setembro, Bruxelas vai apertar os protocolos de segurança e privacidade de serviços como os que são geridos pelo Facebook, caso da aplicação Whatsapp, ou o serviço Skype, gerido pela Microsoft.

Em Setembro a Comissão Europeia apresenta um conjunto de propostas para criar novas regras. Desde na forma como as empresas utilizam dados dos utilizadores como forma de obter rendimentos.

O ‘Diário de Notícias’ publica um artigo da embaixadora da Ucrânia em Portugal.

A pouco mais de uma semana do 25.º aniversário da independência daquela antiga república soviética, Inna Ohnivets sublinha que a assinatura do acordo de associação e livre comércio com a União Europeia abriu uma “oportunidade única de entrar no enorme mercado europeu de consumo e serviços”.

Exemplo disso, diz a diplomata ucraniana, “os agricultores ucranianos venderam à Europa a mesma quantidade de produtos agrícolas que a Suíça e a Turquia”.

160 mil refugiados a receber? Apenas 3.822 tiveram luz verde

No ‘Jornal de Notícias’, “Bulgária barra passagem a ilegais”. Segundo este diário, o governo búlgaro pediu à Frontex, a Agência Europeia de Controlo das Fronteiras Externas, o envio de mais 200 agentes para reforçar o acompanhamento da fronteira com a Turquia. Em causa, o aumento do fluxo migratório que preocupa as autoridades búlgaras, que receiam que o país se torne alternativa à chamada rota dos Balcãs.

O jornal ‘i’ diz que “Há mais refugiados no fundo do Mediterrâneo do que na Europa”.

Quase cinco milhões de sírios tiveram de fugir à guerra e os 28 receberam uma pequena gota de água, escreve este jornal. Exactamente 3.822, muito longe das intenções iniciais da Comissão Europeia que chegou a admitir a redistribuição de 160 mil refugiados pelos 28 Estados da União.

O ‘Negócios’ publica a lista dos mais poderosos de 2016, onde Jean-Claude Juncker é a figura em destaque.

O jornal justifica a entrada do presidente da Comissão Europeia para este grupo restrito de poderosos com o grau de dificuldade dos desafios impostos à União Europeia.

No que diz respeito a Portugal, o Negócios sublinha que “foi a Comissão Juncker que assumiu a condução do processo e decidiu passar uma esponja sem multar” o país por défice excessivo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.