Tempo
|
A+ / A-

Maria João Pires candidata aos Prémios Gramophone

22 ago, 2016 - 09:27

Pianista portuguesa compete na categoria Melhor Gravação de Concerto, com um recital de 2012, em Varsóvia.

A+ / A-

A pianista Maria João Pires está entre os candidatos aos prémios anuais da revista britânica Gramophone, cujos vencedores são conhecidos esta segunda-feira, no Reino Unido.

A portuguesa compete na categoria Melhor Gravação de Concerto com a gravação do 3.º Concerto para piano e orquestra de Beethoven, durante o recital que realizou em 2012, no Festival Chopin, em Varsóvia, com a Orquestra do Século XVIII, dirigida por Frans Brüggen.

Esta é a primeira gravação da pianista num piano de época, um Érard de 1849, e com uma orquestra com instrumentos de época – a Orquestra do Século XVIII, fundada pelo próprio maestro Frans Brüggen, um dos precursores da denominada corrente de interpretação historicamente informada, falecido em Agosto de 2014.

Hoje com 72 anos, Maria João Pires foi distinguida no ano passado com o Prémio Gramophone, na mesma categoria, pela gravação dos Concertos n.º 3 e n.º 4, para piano e orquestra de Beethoven, com a Orquestra Sinfónica da Rádio Sueca, sob direcção do maestro britânico Daniel Harding.

Estes prémios são dirigidos à indústria discográfica de música clássica e são atribuídos anualmente pela revista britânica Gramophone, através da votação de membros da indústria e de um júri de críticos.

Ao todo, os prémios têm 12 categorias: Instrumental Barroco, Vocal Barroco, Música de Câmara, Coral, Concerto, Música Contemporânea, Música Emergente, Instrumental, Ópera, Orquestra, Recital e Voz Solista.

Na mesma categoria de Maria João Pires, concorrem a violinista Janine Jansen, com a Orquestra de Santa Cecília, sob a direcção de Antonio Pappano, e a violinista Vilde Frang, acompanhada pela Orquestra Sinfónica da Rádio Frankfurt, sob a direcção de James Gaffigan, que gravou os Concertos para Violino, de Benjamin Britten e de Erich Korngold.

São ainda candidatos o violinista Christian Tetzlaff, o violetista Maxim Rysanov e o pianista Daniil Trifonov.

A entrega dos prémios realiza-se em Londres, a 15 de Setembro, altura em que serão conhecidos os Prémios Gramophone Carreira, Artista e Jovem Artista do Ano, Etiqueta Discográfica do Ano e o prémio de Gravação do Ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+