Tempo
|
A+ / A-

Notícia Renascença

Ex-embaixador do Iraque em Portugal "envergonhado" com espancamento em Ponte de Sor

22 ago, 2016 - 12:33 • Filipe d'Avillez

Num email a que a Renascença teve acesso, Hussain Sinjari expressa “a maior raiva, choque e tristeza por esta violência bárbara”.

A+ / A-

Veja também:


O anterior embaixador do Iraque em Portugal está chocado, revoltado e “envergonhado” com as agressões levadas a cabo pelos filhos do actual embaixador a Rúben Cavaco, de 15 anos, em Ponte de Sor, na última quarta-feira.

Num email enviado a amigos e colaboradores portugueses e iraquianos, a que a Renascença teve acesso, Hussain Sinjari expressa “a maior raiva, choque e tristeza por esta violência bárbara”.

O diplomata iraquiano, que é hoje embaixador na Roménia, diz-se “horrorizado” e “envergonhado” com as agressões de que foi alvo Rúben Cavaco na última quarta-feira de madrugada. O jovem encontra-se nos cuidados intensivos no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e já foi alvo de uma intervenção cirúrgica à cabeça e ao rosto. Está em coma induzido.

Na mensagem, que pede para ser divulgada, Hussain Sinjari elogia a “generosidade” e a “bondade” dos portugueses e faz votos para que a vítima “recupere totalmente”.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros iraquiano anunciou no sábado que acompanha o caso “com preocupação” e que “iniciou uma investigação para conhecer mais detalhes”. O actual embaixador do Iraque em Lisboa, Saad Mohammed Ridha, não comentou o caso.

Contactado pela Renascença, o antigo embaixador do Iraque em Portugal disse que só quer fazer comentários depois de serem tornados públicos os resultados da investigação ao que aconteceu em Ponte de Sor.

Os alegados agressores são dois irmãos de 17 anos, que por serem filhos do embaixador iraquiano em Lisboa, têm imunidade diplomática.

Os menores foram detidos poucas horas depois do espancamento, mas depois de mostrarem o passaporte diplomático acabaram por ser libertados.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mar Revolto
    31 ago, 2016 Sintra 22:01
    Talvez este Senhor deva dar umas aulas de diplomacia ao actual embaixador...
  • Oliveira
    23 ago, 2016 Lisboa 21:01
    Não sei não, um rapaz de 15 anos em uma discoteca alta horas da noite, algo cheira mal, tenho filhos nesta idade mas não vão estes locais pois acho que não tem idade para isso, como já conheço algumas destas criatura, juntam-se em grupos e fazem arruaças, vejo isso todos os dias nos transportes públicos, imagino lá, acredito que os iraquianos não iam fazer isto sendo estrangeiros o mais provável e que realmente foram agredidos em primeiro lugar, eu pessoalmente tive uma situação em que dois putos em uma acelera invadiu minha área de trabalho quase me atropelando e ainda gozando da situação. bem só a policia vai poder dizer depois das investigações, vamos ver.
  • 23 ago, 2016 16:51
    Ora aqui temos o exemplo do ex Embaixador. Talvez este saiba educar melhor e ter melhores reconhecimentos..
  • José Rui Figueira
    23 ago, 2016 Amadora 15:10
    Os dois delinquentes em entrevista a SIC hoje) confirmaram a barbara agressão ao Rúben . Foram ao pormenor dizem-do que pontapearam a cabeça do rapaz , e fugiram , não prestando qualquer auxilio a vitima. Assim prova-se a brutal agressão a um PORTUGUÊS por dois delinquentes IRAQUIANOS..
  • Jore
    22 ago, 2016 Porto 20:33
    Só espero que as pessoas depois de se saber toda a verdade não venham dizer que devia de haver mais Iraquianos em Portugal .....
  • Jore
    22 ago, 2016 Porto 20:29
    Só espero que as pessoas depois de se saber toda a verdade não venham dizer que deviam ter passado por cima do puto e dos 4 amigos.....
  • D'Artagnam
    22 ago, 2016 Parede 20:03
    Aqui está um HOMEM que, sem papas na língua, contradiz o que, Indecentemente, o governo do seu "opinou": Que os selvagens/criminosos, agiram "em legítima defesa"!!! -tipo Daesh?... Ainda há homens sérios, no Iraque! Este é um deles!
  • tugatento
    22 ago, 2016 amarante 19:36
    Os Árabes ate podem ter razao de queixa, mas virem dizer que atirar um carro para cima de uma pessoa e legitima defesa, so mesmo la na terra deles, mas aí vai com explosivos.
  • Anónimo
    22 ago, 2016 Portugal 18:58
    Segundo as leis muçulmanas quem mata morre, agora quero vero que vão fazer xer a estes dois trastes desunanos!e o que é que portugal vai exugir! Isto é muito grave mesmo!!!
  • XXT
    22 ago, 2016 Lisboa 18:53
    XXT????? Por acaso sabe ler? Parece que não... Vem para aqui dizer mal sem saber e nem sequer consegue ler o que os outros escrevem. Vou repetir, o que li escrito por algumas pessoas que se identificam como sendo de Ponte de Sor (mais do que uma pessoa): "O agredido é conhecido na cidade. Ele e um grupo de mais 5 constituem um gang que só arranja confusão e são conhecidos pelas autoridades. O agredido é conhecido na escola por agredir professores, auxiliares e crianças mais novas. Os outros são mais velhos e dedicam-se ao tráfico e a viver do RSI. São consumidores e traficantes de droga. Nessa noite ele e os outros cinco agrediram os iraquianos. Depois estes voltaram e fizeram o que fizeram." Vamos ver quem tem razão, mas o que se vê nestes comentários são julgamentos rápidos xenófobos, por pessoas sem qualquer interesse em saberem o que se passou.

Destaques V+