Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trabalhadores da TAP vão ser aumentados após seis anos de salários congelados

19 ago, 2016 - 17:14 • Ana Carrilho

TAP chegou a acordo com nove sindicatos que representam os cerca de 3.400 trabalhadores de terra. "É um marco", diz sindicalista.

A+ / A-

A TAP chegou a acordo com a plataforma de nove sindicatos que representam os cerca de 3.400 trabalhadores de terra, que vão ser aumentados com retroactivos a Janeiro deste ano.

Em declarações à Renascença, o presidente do Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroportos, André Teives, avança que “ao fim de seis anos, foi possível encontrar um entendimento para 0,9% de aumento na tabela salarial”.

O acordo também prevê que, “a partir de Janeiro de 2017, haverá um aumento do subsídio de refeição de 4,68 euros por dia para 6,10 euros”.

O processo foi moroso, mas teve resultados positivos. Mais do que os valores, o que importa é que as negociações na empresa foram reactivadas, diz o porta-voz sindical.

“Mais do que os valores, das percentagens ou do que representará para cada um dos trabalhadores abrangidos, a questão essencial e de princípio, que é a reactivação da negociação e da contratação colectiva. É um marco”, sublinha André Teives.

O presidente do Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroportos revela ainda que este aumento salarial é apenas para 2016. No próximo ano, nova negociação deverá ter lugar.

A TAP também terá chegado a acordo com os sindicatos que representam os pilotos e tripulantes, mas ainda não se conhecem pormenores.

Os aumentos acontecem após seis anos de congelamento salarial, nomeadamente por imposições orçamentais e depois da TAP ter sido privatizada, com a venda de 61% do capital ao consórcio Atlantic Gateway.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vantagens
    19 ago, 2016 lis 20:15
    do governo da caranguejola dos pafosos ter sido corrido!...Voltem novamente a darem-lhes vitorias!
  • moreira
    19 ago, 2016 lisboa 18:08
    e os f.publicos com ordenados de 550euros sem aumentos desde 2009
  • Pois é!
    19 ago, 2016 lis 17:54
    Contratacão colectiva que os PSD e CDS quiseram destruir e acabar com ela!...Há que não ter memoria curta e abrir a pestana!

Destaques V+