Tempo
|
A+ / A-

Jovem iraquiano com processo de expulsão de escola de aeronáutica

18 ago, 2016 - 23:00

Um dos filhos do embaixador iraquiano é um dos alegados agressores de um jovem de Ponte de Sor.

A+ / A-

A G Air Training Centre, escola sediada no aeródromo de Ponte de Sor onde estava inscrito o filho do embaixador iraquiano em Portugal deu início ao processo de expulsão do aluno.

O anúncio foi feito através de um comunicado publicado na página oficial da escola na rede social Facebook, entidade onde um dos filhos do embaixador do Iraque em Portugal, suspeito de ter agredido um jovem de 15 anos naquela cidade alentejana, frequentava um dos cursos que aí são ministrados.

Num curto comunicado, a G Air Training Centre repudia o incidente ocorrido na madrugada do dia 17 deste mês, numa rixa que envolveu "um aluno não residente" no campus da escola, acrescentando ainda que, de acordo com o código de conduta da escola, "deu-se início ao processo de expulsão" do aluno.

"Repudiando totalmente o ocorrido, estamos solidários com a família do jovem agredido. As acções do aluno são intoleráveis e atentam ao bom nome da escola e de todos os seus alunos e colaboradores", lê-se no comunicado.

Na mesma rede social, em resposta aos cibernautas, a escola sublinha que "apenas uma das pessoas envolvidas" era aluno da G Air Training Center, descartando ligações da escola ao outro suspeito envolvido na rixa e também filho do embaixador iraquiano.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros também informou hoje que "eventuais diligências diplomáticas poderão ser consideradas" no caso dos dois filhos do embaixador do Iraque em Portugal suspeitos de terem agredido um jovem de 15 anos em Ponte de Sor.

"O caso em concreto está a ser devidamente acompanhado pelas autoridades judiciais competentes. O Ministério dos Negócios Estrangeiros poderá servir de intermediários com a missão diplomática em questão se tal for solicitado. Eventuais diligências diplomáticas poderão ser consideradas, de acordo com o Direito Internacional, se tal vier a revelar-se necessário no decurso do processo", refere o Ministério, em resposta a questões colocadas pela Lusa.

Os rapazes, ambos com 17 anos, suspeitos de terem agredido na quarta-feira um jovem de 15 anos em Ponte de Sor são filhos do embaixador do Iraque em Portugal e têm imunidade diplomática.

A vítima, de 15 anos, sofreu múltiplas fracturas ao ser agredido numa rixa em Ponte de Sor, distrito de Portalegre, alegadamente por outros dois rapazes de 17 anos, e foi transferido para Lisboa, segundo disseram à agência Lusa fontes do INEM e da GNR.

Fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) disse à Lusa que o rapaz "apresentava múltiplas fracturas, escoriações e perda de conhecimento" no momento em que foi assistido.

"Sendo filhos de um chefe de missão diplomática, os jovens têm imunidade diplomática nos termos da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas. A imunidade de jurisdição penal é absoluta e só pode ser objecto de levantamento ou renúncia por parte do Estado representado por essa missão diplomática", esclarece o Ministério.

A imunidade diplomática é uma forma de imunidade legal que assegura às Missões diplomáticas inviolabilidade e aos diplomatas salvo-conduto, isenção fiscal e de outras prestações públicas, bem como de jurisdição civil e penal e de execução.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Francisco
    22 ago, 2016 Fundao 21:02
    Gostaria que houvesse um pedido público por parte do Estado a pedir informações sobre este assunto e considerar o porquê da imunidade a pessoas que nem maiores de idade são! Deveria haver também uma forma de podermos votar no que seria mais justo para a penalização aos dois adolescentes.
  • antonio costa
    20 ago, 2016 braga 00:13
    Como é possível que a canalha também estejam imunes para fazer tudo o que lhes apetece, fazer tal e qual como se estivesse na quinta do Iraque a lidar com os escravos que levam, porque fizeram e levam porque não fizeram, correndo para lavar as mãos, e evidente que o Iraque não vais levantar a imunidade dos príncipes insurretos, enquanto o nosso cidadão esta em coma e os agressor ando ai a passear nos carros da embaixada, sem que as nossas autoridades liguem a nada, virando a cara para o lado, ou será que a imunidade é para tudo, até para conduzir sem carta. Espero que a nossa justiça arranje maneira de julgar estes herdeiros da ditadura.
  • Dr Xico
    19 ago, 2016 Lisboa 09:33
    Faz muito bem a escola em expulsar este tipo de gente, até porque nem deviam ter passo nos testes psicológicos, com este temperamento de agressividade e impunidade só porque são filhos de um ditador qualquer, temos ali uns suicidas em potência que com um avião nas mãos seriam um perigo para o mundo. FORA COM ESSA ESCÓRIA DE PORTUGAL , vao tirar cursos lá para a Síria ou Turquia

Destaques V+