Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Limpeza prossegue na Turquia com detenção de funcionários judiciais

15 ago, 2016 - 12:37

Detenções acontecem num dia em que o Norte do Curdistão voltou a ser palco de um atentado que resultou na morte de três pessoas.

A+ / A-

A polícia turca desencadeou, na manhã desta segunda-feira, a detenção de vários funcionários judiciais em três tribunais de Istambul, dando cumprimento a 173 mandados de detenção.

As purgas prosseguem, na sequência da tentativa de golpe de Estado, levado a cabo a 16 de Julho.

Nessa altura, o Presidente turco, Tayyip Erdogan considerou a tentativa de golpe como um “presente de Deus” que permite “limpar” o Exército.

"Este levantamento, este movimento é um grande presente de Deus para nós, porque o exército será limpo”, disse Erdogan. Desde essa altura, a limpeza prometida pelo líder turco, estendeu-se a outros sectores.

Vários feridos numa explosão no Norte do Curdistão

Um carro-bomba explodiu, esta segunda-feira, na periferia da cidade turca de Diyarbakir. Segundo fontes de segurança, o ataque vitimou dois polícias e um civil.

A mesma agência dá conta que diversas ambulâncias se deslocaram para o local. O ataque abalou a estrutura de um edifício e fez uma cratera no chão.

A explosão ocorreu no sudeste da Turquia, Norte do Curdistão, uma área que tem sido palco de vários atentados bombistas após o cessar-fogo entre o Estado turco e o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).


Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+