Tempo
|
A+ / A-

Deco responde

Mosquitos? Saiba por que repelente optar

12 ago, 2016 - 07:15 • Deco

Com o calor, o ataque dos insectos é uma realidade. Para manter mosquitos, melgas e outros insectos à distância, usa-se muitas vezes o repelente. Prefira aqueles que têm ingredientes já estudados.

A+ / A-

Todas as sextas-feiras, a Renascença e a Deco dão-lhe dicas e conselhos práticos sobre situações do dia-a-dia. Se tem alguma sugestão ou gostaria de ver algum assunto esclarecido escreva para online@rr.pt

Veja também:


A picada de um insecto pode ser bastante desagradável, ainda mais quando estamos de férias. As pulseiras estão na moda, mas é um fraco investimento: não afastam a bicharada. As apps para smartphone nem sequer fazem sentido, embora sejam grátis.

O ideal é que prefira repelentes com ingredientes conhecidos e estudados, como o DEET e a icaridina,

Como aplicar o repelente?

Deve aplicá-lo numa pequena parte da pele, para verificar se tem alergia – uma prática ainda mais relevante no caso de crianças. Caso este “teste” seja positivo, interrompa o uso do produto e lave a zona em que foi aplicado com sabonete suave e água.

Em situações graves, contacte o médico ou o Centro de Informação Antivenenos (808 250 143).

Se for garantida a ausência de alergias, espalhe apenas na pele exposta e não debaixo do vestuário. Evite passar em superfícies que uma criança possa levar à boca ou sobre feridas ou cortes.

Não permita que os mais pequenos manuseiem estes produtos. Deve sempre seguir as instruções do fabricante quanto à aplicação.

Use e abuse do repelente nas zonas expostas. Se deixar um pedaço de pele sem repelente, pode ter a certeza de que o insecto vai atacar. Se estiver em zonas balneares, deve renovar a aplicação depois de nadar ou até mesmo de transpirar.

Se precisar de protector solar e repelente em simultâneo, saiba que o DEET reduz a eficácia do primeiro. O truque é escolher um factor de protecção elevado e aplicar o repelente em último lugar.

O que nunca deve fazer

Usar um spray directamente no rosto. Passe primeiro nas mãos e aplique depois. Faça-o ao ar livre ou numa área ventilada e nunca perto de comida.

Ao regressar a casa, retire o repelente com água e sabonete. Este cuidado é particularmente importante se usar o produto muitos dias seguidos.

Saiba mais em: https://www.deco.proteste.pt/saude/beleza-cuidados-pele/testes/repelentes-de-mosquitos/guia-de-compras

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • joao almeida
    12 ago, 2016 portugal 11:20
    afinal nada dizem...noticia enganosa

Destaques V+