Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministra: “Madeira não tem condições” para receber meios aéreos

11 ago, 2016 - 00:20

São necessários, nomeadamente, pontos de reabastecimento, lembra Constança Urbano de Sousa, mas a decisão é do Governo Regional.

A+ / A-

A Madeira não tem condições para receber meios aéreos de combate a incêndios, diz a ministra da Administração Interna.

Em entrevista à SIC Notícias, Constança Urbano de Sousa considerou que o arquipélago não tem as condições necessárias para a actuação de aviões no combate às chamas.

“Neste momento o arquipélago da Madeira não tem condições operacionais para a operação de meios aéreos. É preciso ter abastecimentos e isso não existe neste momento. Isso é algo que o governo regional poderá equacionar na medida em que a protecção civil é uma competência da autonomia da Madeira que nós temos que respeitar”, disse.

A ministra diz que cabe ao governo regional da Madeira criar condições e, acima de tudo, avaliar a viabilidade de uso, ou não, de meios aéreos.

“O senhor presidente do governo regional já anunciou que iria realizar um estudo para saber da viabilidade técnica de ter esses meios. Naturalmente estaremos dispostos a colaborar em tudo aquilo que nos for solicitado”, acrescentou.

O presidente do governo regional da Madeira, Miguel Albuquerque, vai pedir um parecer técnico para saber se é possível e seguro utilizar meios aéreos de combate aos incêndios na ilha.

Deputado do PSD. "Era impossível estar preparado", mas ajuda podia ter sido pedida mais cedo
Deputado do PSD. "Era impossível estar preparado", mas ajuda podia ter sido pedida mais cedo
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    19 jun, 2017 palmela 00:25
    e ca d.constança cabe a quem?
  • Mafurra
    11 ago, 2016 Lisboa 17:16
    Meios aéreos não são só aviões. Também há helicópteros. Só o prejuízo que já tiveram, 55 milhões de euros, tinha dado para comprar vários em segunda mão e que tinham feito um jeitão !
  • charles
    11 ago, 2016 funchal 14:45
    Olhem para os nossos vizinhos de canarias.aqui a dias tiveram um incêndio de grandes proporções que foi combatido com vários helis e dois canadair.o dinheiro que gastaram na marina do lugar de baixo teria sido mais bem empregue na reparação da lagoa do Santo e na compra de um Heli. Poderia não operar em todas as situações de incêndio, mas poderia tb ser usado em busca e resgate. Era dinheiro mais bem aplicado.
  • EU
    11 ago, 2016 daqui 14:08
    Claro que não! Se fosse os Açores e o seu camarada Carlos César... Teriam todas as condições! Neste caso não, eles lá na Madeira ainda estão muito laranjas...
  • dr. XIco
    11 ago, 2016 Lisboa 11:52
    Deixem lá a ministra... o maior culpado é o aberto jardim 2. Foi o presidente da Madeira que disse que tinha tudo sobre controlo, não precisas ajudas, temos de saber ler as mensagens e deixar a politica/partidos para depois. agora é o país que está a arder, deixem lá a clubite doentia dos PSD/PS . JÁ DÁ NOJO ATÉ AO VOMITO ESTAS GUERRAS PELO PODER E A SUBSERVIÊNCIA DO POVO AOS PARTIDOS
  • pedro
    11 ago, 2016 benedita 10:46
    COM MINISTROS DESTES SEM QUALQUER CONHECIMENTO O NOSSO PAIS NÃO TÊM FUTURO. OS MILHÕES QUE TIMOR VAI DAR SÃO PARA QUEM? FUI MILITAR E TENHO A CERTEZA QUE HELICÓPTEROS PODEM APAGAR FOGOS NA MADEIRA
  • Bruno
    11 ago, 2016 Funchal 10:43
    A ministra não sabe do que fala, devia se informar com quem sabe em vez de dizer asneiras. Se o problema é o abastecimento a própria Ilha tem um conjunto de poços agrícolas se não quiser usar a água salgada do mar.
  • Powerverde
    11 ago, 2016 Coimbra 09:13
    Era impossível estar preparado? Agora é que vão pedir pareceres técnicos? Incompetência... o mínimo a fazer é despedir o comando da proteção civil; no entanto deviam ser responsabilizados criminalmente pelos danos causados.
  • Madala
    11 ago, 2016 Évora 08:15
    Olha a ministra acordou e o costa também..... onde andavam para chegarem tão tarde? Ferias!.... Então os Canadair não se podem abastecer no mar em voo rasante, desde que o mar o permita, assim como os helicópteros? Geringonça!.... adormeceram!
  • Luis
    11 ago, 2016 Lisboa 08:03
    A Ministra de certeza que está a falar verdade. Sabendo-se que o ataque a incendios através de meios aéreos tem sido, desde há muitos anos, um negócio extremamente lucrativo só por esta razão é que eles não operam na Madeira. Muitas pessoas já afirmaram terem visto cair do céu pequenos páraquedas incendiarios.

Destaques V+